quarta-feira, dezembro 28, 2016

O sacrário está vazio

Não sei o motivo, mas quando o meu colega expôs o Santíssimo para a adoração, deixou a porta do sacrário totalmente aberta. Se não fosse a dignidade do contexto, eu diria que ela estava escancarada. Mas não digo. 
Nunca reparara tanto num sacrário vazio. Possuía uma leve iluminação. Estava forrado com um dourado mascado. Não possuía nem paninhos nem cortinas. Contudo o mais interessante deste sacrário é que o seu espaço vazio chamou a minha atenção. Prendeu-a mais que o próprio Senhor na hóstia consagrada. Neste momento, tal como me ocorreu quando escrevia, podem surgir uma série de vontades ou sensações recriminatórias. Eu próprio quis dar um nome a esta minha desatenção da custódia. Não lho dei porque não o encontrei. Ainda pensei que era mais um dos meus estados de espírito mundanos.
Paro e penso que me quero referir aos pensamentos ou sensações acerca de um mundo vazio, vazio de si e vazio de Deus. Tentei mais umas quantas justificações. Todas elas edificaram a minha meditação desta noite diante do sacrário vazio. Todas elas preencheram o meu vazio. Todas elas me falavam do vazio. Do vazio de um Deus que se quer ausente. Ou apenas no mítico espaço dos deuses. Ou pior, um Deus usado para esvaziar o mundo.

5 comentários:

Anónimo disse...

O mundo nao esta vazio,as pessoas é que estao "vazias" de DEUS!
Nao teem mais espaço nem tempo para DEUS.
Andam mais preocupadas,mais aterefadas com o quotidiano e dizem nao ter tempo para rezar,para estar em silencio,para deixar que DEUS lhes toque!
Mas teem tempo para as novelas e nao perdem um jogo de futebool na tv...
Quanto ao sacrario vazio...
Comparo-o com o "mundo moderno"
Tambem ele vazio!

gui disse...

Boas tardes! O sacrário ficou vazio porque Jesus andou por ali a encher o coração de alguém, cansou se do tempo em que nos esquecemos do sacrário e foi bater à nossa porta.

Anónimo disse...

Julgo que o sacrário só estará Vazio quando nos sentirmos também Vazios ..
Talvez Deus tenha querido chamar a sua atenção para o Vazio do Mundo e de certas pessoas .. umas por vezes vazias de si próprias, outras cheias de Nada mas vazias do Tudo. Com as primeiras sinto-me irmanada porque já lá estive e por vezes volto, ou seja, ao Vazio, mas quanto às segundas continuo a não entender como é possível colocar o ter acima de qualquer tentativa de Ser ..
Como vos disse, tentei hibernar no Natal, mas consegui ter forças para prestar a minha homenagem a quem caminha todos os dias a meu lado, nos bons e nos maus momentos, sem nada pedir em troca.. e o que me chocou foi ver tanta gente na minha aldeia a fazer de conta que era Natal, com grandes jantares durante a hora da missa, e chegar à Igreja e ver meia dúzia de pessoas a celebrar o verdadeiro natal! Afinal o que é que aquelas pessoas festejam em casa, quando a festa está na Igreja? ou então, para quem não gosta de igrejas, e todos são filhos de Deus, junto dos sem-abrigo, dos pobres, da Natureza (já passei natais sozinha tentando procurar Deus no escuro da minha noite)..
Julgo que é este o significado do Vazio do Sacrário, o vazio de corações..
Um Bom Ano para si Padre Amigo!
Agnóstica

JS disse...

Um sacrário vazio é como uma gaiola sem pássaro.
Deixem Deus voar!

Confessionário disse...

Grande comparação, JS