Temos medo do silêncio. Na nossa sociedade ruidosa temos medo de fazer silêncio. Por isso, mesmo quando não se fala ou não se tem com quem falar, como é o caso de andar de metro, comboio, autocarro, ou simplesmente a pé, ali vai toda a gente com auscultadores nos ouvidos a passar música. Temos medo do silêncio exterior e interior, que nos faça dar conta de nós próprios e daquilo que somos na verdade: um pequenino corpo da criação de Deus.
Temos medo do silêncio e falamos mais que escutamos. Ora, se não conseguimos escutar o outro, como conseguiremos escutar Deus? Temos medo do silêncio e não fazemos silêncio para ouvir Deus. Por isso a oração que fazemos é mais a falar que a escutar. Falamos mais que ouvimos. Por isso não damos conta de que Ele fala. Por isso nos queixamos que Ele não nos fala.
Por isso fugimos do silêncio e achamos que Deus está em silêncio.
3 comentários:
É certo. Nós temos medo do silêncio! Porquê? Queremos falar demais... Nem deixamos falar as pessoas nem deixamos falar Deus.
Só me quero ouvir a mim. Deus chama, não o escuto. Desconcertante!!!
Fazer silêncio, significa ouvir-mo-nos a nós próprios, aos nossos medos, solidões e certezas. Significa que ao ouvir-mo-nos, teremos muito a corrigir, a mudar, para que o caminho se faça com sinceridade, mas isso dá trabalho e acima de tudo, faz doer cá dentro reconhecer que nem sempre fizemos o papel de bons. E depois de todo esse treino, certamente escutaríamos a voz de Deus, que anseia por nós... que nos espera em cada momento, para nos falar do Amor verdadeiro, um amor pleno de misericórdia! 1º Passo? Querer a mudança!
" o silêncio é de ouro"
Enviar um comentário