quinta-feira, outubro 20, 2022

A educação na catequese

Entre os interessados no assunto, os agentes pastorais, os catequistas, falamos que é necessário revitalizar a catequese, para se tornar menos escolar e doutrinal, e mais kerigmática e testemunhal. Falamos que os esquemas e guiões actuais não funcionam, não correspondem às necessidades e expectativas das crianças e dos jovens, e se têm de remodelar itinerários que tenham em vista o amadurecimento da fé e não as festas e os sacramentos-festas. Mas falamos pouco da educação na catequese. Falamos pouco das crianças e dos jovens que vão à catequese e, com uma grande falta de educação e respeito, não permitem que as sessões de catequese decorram num ambiente adequado e necessário. A boa vontade dos catequistas, geralmente com fraca formação pedagógica, não chega para ultrapassar esta circunstância. Mesmo os mais formados têm enormes dificuldades. Dizia-me há dias uma catequista – por sinal uma das que já provou que consegue manter alguma autoridade nas sessões de catequese – que a falta de educação era tanta que, no seu grupo actual, não se coibiam de dizer carvalhadas na sala ou tratar-se mal diante do catequista. Embora não a maltratassem, nunca na sua vida tinha estado diante de um grupo tão mal-educado.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO:  "Esta Igreja é uma treta"

4 comentários:

Ailime disse...

Boa noite Senhor Padre,
Atualmente não se educam as crianças deixando que façam e digam tudo o que lhes apetece e ai de quem ouse apontar-lhes o dedo.
Depois é a falta de educação nas escolas, na catequese e por aí fora.
Pena que os conceitos de educação tenham passado do oito para o oitenta. A familia devia dar o exemplo. É em casa que tudo começa.
Desejo-lhe um bom fim de semana.
Ailime

Anónimo disse...

Extra-post:
O Sr. Padre está ciente da importância da decoração na optimização da fruição do espaço Web?! Só lhe digo que há uns tempos atrás, quando as modas eram outras, era um prazer visitá-lo. Desde que trocou o papel de paredes e abriu as persianas... este pedacinho de céu perdeu identidade, Um refresh em novo tom pastel seria muito bem vindo. Sei que vive no interior recôndito, cercado por precipícios infindáveis alturas descomonais e ventos aterradores, mas caramba, ganhei saudades daquelas sandálias emporcalhadas que colocava mesmo no topo!!! Alegria, Alecrine, Alegria!


Confessionário disse...

Olá, 25 outubro, 2022 08:46

Agradeço o comentário... as voltas que este blogue dá com os tons pasteis e as imagens das modas! heheheh
A imagem de fundo, a mim, pessoalmente, leva-me a pensar numa barca de papel, no papel, frágil, que se desfaz com águas mas na água não se desfaz... e vai nas águas, lançada por um dedo de não se sabe quem, ou sabe, mas não se sabe dizer. E vai, imaginamos que vai, mesmo que as águas se tornem mais alteradas... mas vai, o que importa é ir

um dia voltarão as sandálias, ou a barca voltará nas sandálias

Anónimo disse...

Este é um problema transversal à sociedade e que terá de ser abordado de forma concertada pelas diversas instituições de base. Mas não podemos continuar a resvalar ingenuamente para a ditadura das crianças.