quinta-feira, julho 28, 2022

O padrinho não baptizado

Ó senhor padre, estou a ligar-lhe porque tenho uma prima que quer batizar o filho, mas tem uma dúvida: o padrinho da criança não está baptizado. Há algum problema em relação a isso? 
O padre quase petrificou diante da pergunta que lhe fizeram ao telefone e tardou uns segundos, que pareceram anos, a recuperar da quase petrificação. Partiu do princípio de que o padrinho estava escolhido, estava convidado e só não estava baptizado. Porque a pergunta não era sobre se podiam escolher um padrinho não baptizado. Era se havia algum problema por o padrinho não estar baptizado. 
Talvez o pobre padre até tenha exagerado na reação escondida por detrás do telefone, pois há muitos padrinhos baptizados e crismados que não cumprem o papel que assumem no baptismo dos seus afilhados. Além disso, se o desconhecimento, para não dizer ignorância, das pessoas nas coisas da fé é enorme, muito se deve a uma Igreja que se preocupou mais em fazer sacramentos do que em formar para eles, em dar o que as pessoas pediam do que em provocar experiências de encontro com Cristo. Reconheçamos ainda que grande parte dos pais que pedem baptismos para os seus filhos o fazem por questões afectivas, sociais e culturais. Nesse sentido, o padrinho só precisa de ser afectivamente importante para os pais e eventualmente para a criança que vai a baptizar. Portanto, que problema tem escolher um padrinho que não está baptizado? Nenhum. É igual ao litro. Ou então não. E depois do padre ter respondido amavelmente à pergunta que lhe tinham feito, ouviu do outro lado o habitual “os padres só complicam”. E o telefone desligou-se.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Deus de folga"

13 comentários:

JS disse...

Confessionário,
Chegaram a entrar os meus comentários da passada segunda à noite? Nos posts anteriores?

Anónimo disse...

Ainda bem que é dos que complicam, neste caso, claro. Que critérios de escolha de padrinho de batismo: Ser do que não se é!

Confessionário disse...

Bom dia, JS

Estive ausente, e este post foi agendada a sua publicação.
Agora já estão publicados... e vou lê-los com a devida atenção.

Anónimo disse...

Foste pescar? Sr. prior?🛐⛵🚣‍♂️⏳🤔

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
A vida para os senhores padres está cada vez mais difícil.
Penso que o problema da questão do padrinho não batizado se prende, porque nalgumas paróquias o batismo do padrinho não é exigido e depois ouve-se coisas do género " vou à igreja em tal parte, onde não há problemas".
Infelizmente ja cheguei a ouvir conversas deste género.
E contra isto o que fazer?
Rezar a Deus para que nos ilumine a todos.
Desejo-lhe um bom fim de semana.
Ailime

Confessionário disse...

29 julho, 2022 17:00
Não tenho jeito para a pesca, pá...

Anónimo disse...

Tu tens sim, pescador de almas, em outro continente.

Anónimo disse...

Será? Acho que é pescador de almas no mesminho Continente eheheh!

Anónimo disse...

Ah sim, verdade, hehehehehe , desculpe por querer lhe enviar pea outro continente.

JS disse...

Eu lembro apenas algo que penso ter já assinalado num comentário antigo: hoje em dia pode revelar-se extremamente complicado para um casal encontrar um padrinho para a sua criança.
É a redução à familia nuclear e a perda de laços da chamada família alargada; é a redução da natalidade: menos irmãos, menos primos, menos tios; é a fragmentação das famílias, por separações e divórcios, e outros conflitos que trazem corte de relações. E ainda a dificuldade de criar/ter amigos verdadeiros, confiáveis, que se considere como família, ou se queira fazer entrar no círculo familiar.

Assim, encontrar um padrinho que seja humana e cristãmente idóneo pode revelar-se uma missão mais impossível que as do Tom Cruise. E não sei se os senhores padres são realmente sensíveis a esta dificuldade. Porque se o fossem, chegariam certamente à conclusão que, em muitos casos, as perguntas sobre, pedidos para e propostas de padrinhos não deveriam ser vistos imediatamente como demonstração de ignorância ou de desrespeito pelas regras da Igreja, ou como uma tentativa oportunista e manhosa de contorno das leis. E não se enervariam tanto ou se sentiriam desiludidos quando as famílias desabafam a sua frustração. Talvez por detrás da injusta e desagradável frase "os padres só complicam", se possa ler/ouvir um "isto está complicado"...

Confessionário disse...

JS,
creio que a maioria daqueles que pedem um baptizado não estão preocupados em procurar padrinhos idóneos senão pela parte afectiva. Mas é a minha opinião apenas.

Zilda disse...

Nestas suposições JS tem inteiramente a razão, pela qual foi abordado o post.

Anónimo disse...

Até porque para se estar preocupado com a escolha do padrinho à altura é preciso ter formação à altura, o que não abunda por aí hoje . O objectivo principal? Ficar bem na fotografia, "para mais tarde recordar!"