quinta-feira, maio 05, 2022

os sacramentos-eventos

São desgastantes os sacramentos pedidos como eventos. Quem os pede foca-se apenas no evento. Por isso o mais importante são as datas, os horários, as vestimentas, a animação, as fotos, a boda, os convites e as prendas. Nos sacramentos-eventos os padres somos quase sempre os últimos a ser contactados. Ao mesmo tempo, acabam dizendo mal do que chamam de burocracias da Igreja. Que exige muitos documentos e preparações. Sejam casamentos, baptizados, crismas, primeiras comunhões e similares, é quase sempre um desgaste para quem queria que os sacramentos fossem um modo de caminhar na fé, e para alguns, pouco mais são do que um evento familiar, social e cultural. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Quer ser padrinho"

2 comentários:

Anónimo disse...

Deixo-me muito preocupada esta sua incursão na realidade sacramental. Já não é a primeira vez que aborda o problema nesta perspectiva. Ficamos cada vez mais cientes de que os sacramentos resvalaram para o plano temporal e por lá ficaram enlameados. O tempo que exige a preparação não poderá nunca ser descurada. Um sacramento não preparado é ridículo. Mas que a esperança nunca nos falte. Quanto aos casamentos, que como sabemos, não abundam, como é? Noutro dia lia numa revista acerca dos de Santo António (não o do Santo obviamente celibatário). Mas, com aquela trupe, como o Senhor Padre da freguesia se avém? Ouvi dizer que a preparação decorre no Coliseu, o que me pareceu novamente ridículo. Aqui a concorrência é feroz, ou seja, a abundância é tanto que muitos casais com pressa esperam pelo ano seguinte. Há que incentivar o casamento religioso, mas, em minha opinião, de forma mais diversificada,tanto interior por povoar... Isto é como o branco, porque se há-de casar tudo da mesma cor, senhores? Se todos preferissem o amarelo... Que tal o rosa?

Cordiais saudações, senhor padre, vai no bom caminho, não se desvie.

Nívia

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
Tem toda a razão. Os sacramentos ficam sempre para o fim e ai se não se puderem realizar nas datas aprazadas para os eventos sociais.
Infelizmente é esta a realidade que temos e como será difícil mudar mentalidades.
Desejo-lhe um abençoado fim de semana.
Ailime