terça-feira, maio 24, 2022

Nunca fui à missa

o que é isso da missa?
Ó catequista, o que é isso da missa? Eu nunca fui, dizia um dos miúdos que entrara na catequese. Dizia-o com os olhitos a brilhar de espanto e entusiasmo. Os colegas olharam para ele sem reprovação. Também olharam a catequista, desarmada. Sobretudo por dentro. Por fora, sorriu e disse o que lhe veio à cabeça. É que ela gosta tanto de estar com o Senhor na Eucaristia, que foram mais ou menos essas as palavras que usou para responder. Uns dias mais tarde, veio a saber que o miúdo também não sabia nenhuma oração. E como ele, mais uns dois ou três dos meninos daquele pequeno grupo de catequese. A tristeza não a preencheu, mas quase. E passou-a para mim, quando a partilhou comigo.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "A catequista Lucinda"

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu, que sou catequista, ouvi há pouco tempo, da boca de uma jovem (12, 13 anos) que até é assídua na catequese: «eu não sei encontrar na Bíblia...» quando lhes pedi para abrirem em Mateus, 5... Não sei se isto diz mais dela, dos pais, dos catequistas que tem tido (eu incluída)?!. O Covid não ajudou (não se pode partilhar materiais). Mas fica uma tristeza no coração! Lá estivemos uma larga parte da sessão a exemplificar como fazer... Não sei se aprendeu. Daqui a dias fazemos o "teste".

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
Este seu artigo emocionou-me.
Deus envia os Seus sinais das mais diversas formas.
Quem sabe, se essa criança, não será um dia um eleito de Deus?
Ailime

Anónimo disse...

Os pais deveriam ser os primeiros catequistas. Infelizmente andam demasiado ocupados para ser preocuparem com o mais importante, a educação dos filhos, em todas as dimensões. Gostei da nova imagem do blog, mais dinâmica: "mar adentro" combina mais com a imagem como te imagino. Nina

JS disse...

Quanta tristeza, quanta frustração, quanto sofrimento interior, quanto desperdício de tempo e energia a reflectir e a discutir o que devia ser, o que podia ter sido, como era dantes...
Não haverá mesmo maneira de aceitar as coisas com elas são, e de fazer caminho a partir daí? Será assim tão difícil de acreditar que foi Deus que trouxe aquela criança à catequese, e que foi Deus que deu uma catequista àquela criança, para poder abrir-lhe o coração ao quão maravilhoso e misterioso é o sacramento da Eucaristia?