terça-feira, junho 01, 2021

A esperança é a última a morrer

A expressão “a esperança é a última a morrer” incomoda-me, porque a verdadeira esperança está muito para além de nós. E é essa que pode dar sentido à nossa vida e à nossa mortalidade. Temos de viver em confiança. Mas em confiança da realidade. Temos de viver em esperança. Mas em esperança do que há-de vir e que Deus nos tem preparado. O João, em poucos dias, em poucas semanas, regrediu na doença que pensara ter superado há uma década. Agora anda de médico em médico e de exame em exame, assustado. E dizia-me que a esperança era a última a morrer. Como se a esperança fosse a última coisa a morrer nele ou morresse ele primeiro que ela. 
Apesar de não gostar muito da expressão também eu a usei e continuo a usar muitas vezes. Mas agora, e no meio desta pandemia que nunca mais parece querer deixar-nos, começo a não gostar muito de frases feitas que me parecem um kitsch. E esta tem esse sabor agridoce de quem quer dizer a alguém que a coisa está mal, mas que não se deixe levar pela coisa. E cada vez mais penso que a verdadeira esperança só pode brotar da realidade, isto é, a esperança surge em nós, no meio das dores da vida, tanto quanto consigamos encarar com naturalidade a vida tal como ela nos é dado viver em cada momento e tal como quem a criou a projectou. Não será uma esperança balofa. Será uma esperança ancorada na certeza de que Deus tem, não só um projecto de vida magnífico para nós vivermos, como uma vida eterna de amor à nossa espera. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "É que me lembrei da esperança"

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem lembrado por acaso hije estou , com minhas desesperança. Sim as vezes, sentimos tão magoados com aqueles que tentamos ajurdarmos. E em seguida nos jogam dentro de um poço de humilhação, da injustiça, como ter esperança neste momento. Justo agora que as pessoas deviam serem mais amáveis com a gente. No entanto mas parece mais carracos. Sabe senhor Jesus Cristo, tenha compaixão de nos. Mesmo sabendo que também não tiveram compaixão de Ti. Meu amado Cristo. A ingratidão é tenebrosa, fria e maquiavelica. Vou parar estou em lagrimas nesse momento. Abcs Chm.

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
Eu gosto mais da expressão que uso muitas vezes «ter a esperança por companheira» ou seja que ela e eu sigamos os caminhos da vida juntas, para deste modo irmos vencendo as vicissitudes da vida, acreditando sempre no Amor de Deus.
Ailime

Anónimo disse...

Em relação à «Esperança» de tão badalada quase soa a conversa da treta.