domingo, junho 27, 2021

A comunidade cristã eficaz

Senhor padre, o senhor é que havia de nos ensaiar os cânticos, disse a senhora Alcinda, uma das cantoras do grupo paroquial. Mas esse não é o meu ministério, respondi. Mas olhe que há padres que o fazem, assinalou. As comparações deste teor nunca são o mais produtivo de um diálogo. Eu até conheço colegas que saem do altar para tocar o harmónio ou para gesticular os compassos à frente do coro. Só que eu não gosto das comunidades clericalizadas ao ponto de o padre ter de estar em tudo e presidir a tudo. Disse-lhe que eu até poderia cantar toda a missa sozinho. Assim como dar toda a catequese. E adornar os altares. E ler as leituras, que é para referir o mais comum dos serviços de uma paróquia. A comunidade cristã eficaz não é aquela que faz tudo bem, mas aquela que é mesmo uma comunidade! 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: " "Há paróquias e paróquias"

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Padre Confessionário. Dado que o seu povo o reclama para ensaiar o coro, uma das suas qualidades deve ser, cantar bem! Porque se fosse um desafinado decerto que não pediam. Eu também conheço padres que fazem isso tudo, uns porque não têm pessoas competentes, outros porque pensam que têm de "arder en todos os fogos, mas de fato essa não é a função do Padre, nem de fazer leituras... mas quantas vezes têm se as fazer porque ninguem quer ler. Ocasionalmente, participo em Missas onde habitualmente não costumo ir e o Padre chama-me para ler a Leitura e diz que não tem quem aa faça. Na minha opinião falta vida nessas Comunidades e à também aquelas em que são sempre os mesmos rostos que vão ler e decerto haveria outras pessoas competentes para o fazer. Aí penso que o Padre deveria explicar que essas funções deveriam ser também ser de outros que reúnam as condições exigidas aos que prestam esse serviço. Desejo-lhe um bom Domingo. Nina

Servir com Alegria disse...

Cada vez mais o Santo Padre quer as comunidades ativas ao serviço dos vários ministérios!! Oh Pobres Padres que têm tanto que fazer, e a mais fundamental é evangelizar, é ir às ovelhas perdidas, procurá-las, ouvir, escutar e estar com... Como Jesus estar no meio das suas ovelhas, e levar essas palavras de conforto, e animo. A Igreja somos nós as pedras vivas, e temos que ser nós povo cristão estar ao serviço do nosso pastor.
Pena que muitos sacerdotes queiram estar em tudo e em todos os lugares, e não delegam nos seus leigo. Precisamos é de mais formação cristã adulta, a catequese dos adultos, que parece que tudo sabem, e por isso se vão afastando... Nem Ama aquilo que não conhece... Bem haja pela sua partilha.

Anónimo disse...

Totalmente de acordo. Ao senhores Padres cabe proporcionar formação aos leigos das suas paróquias para que possam prestar serviços com qualidade. E para que o serviço estabeleça empatia, é necessário dar testemunho com a vida. Anda por aí tanta gente que em vez de atrair afasta porque como vivem é por si um contra testemunho.

Ailime disse...

Boa noite Senhor Parece ,
Há pessoas que não estão habituadas ao silêncio e gostam de dizer coisas sem sentido.
Claro que a Igreja se vai construindo em comunidade.
Os Senhores Padres têm mais que fazer do que ensaiar o coro.
Ailime

Ailime disse...

Senhor Padre só agora vi como as minhas letras deslizaram para o que não deviam. As minhas desculpas, lamentando a minha falta de atenção. Desejo-lhe uma boa noite. Ailime