domingo, fevereiro 21, 2021

tanta falta nos faz a missa

Liguei, que ela não sabe ler mensagens. Por isso não tinha lido a mensagem que eu enviara. Como enviara para muitos outros paroquianos neste domingo, dia do Senhor, dia em que, se pudéssemos, nos reuníamos em comunidade a rezar e a celebrar a nossa fé. Ficou quase engasgada pela lembrança. Pelo telefonema. Agradecia e repetia insistentemente que a aldeia, sem o senhor padre, parece uma aldeia fantasma. Depois dizia que nos domingos era uma tristeza. A missa na televisão não é a mesma coisa. Faz-nos falta o nosso padre. Ai ora eu, ora eu. O que nos havia de calhar. E tanta falta nos faz a missa. Tanta falta, senhor padre.
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "A chorar durante a missa"

3 comentários:

Servir com Alegria disse...

Este tema Há muito tempo que me anda a interrogar!!. Ouvir missa na Televisão, na internet, em tudo quanto é sitio redes sociais, tudo está a entupir de tanta coisa. Mas na realidade aquilo que quem ama verdadeiramente quer Celebrar em comunhão com o próprio Cristo, estar com saciar a sua fome do banquete comungar. Uma planta para continuar a viver num vaso tem que ser regada, e como nós católicos, podemos ter esse banquete com a comunhão do próprio Cristo.
Senhores Padres ajudem a que as vossas comunidades possam ir rodando as pessoas a participar na santa missa, convidando para estarem pelo menos 4 ou cinco e assim rodar todos. A maior crise neste momento é espiritual, e os sacerdotes não estão presentes a curar as feridas das suas ovelhas. Sintam o cheiro das vossas ovelhas, telefonem e estejam em comunhão com elas.
Falo por mim tanto virtual, tanto online e os idosos que nada têm, triste vida. Até Cristo já é Virtual, não está presente no Sacrário!!!! Meu Deus vinde socorrer o teu povo. Sem Sacramentos aonde vamos para!!!!!!!!!!!
Como me sinto tão triste e ainda vêm com dinâmicas para a Quaresma, ainda mais penitência do que já temos sem nada nos darem... estamos num pais Católico!

Anónimo disse...

Num jornal aqui da minha zona saiu a notícia de um padre que foi acusado por celebrar a missa com cinco ou seis pessoas...

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
Antes deste confinamento e devido às normas de segurança na minha igreja, um domingo fiquei na rua onde não via o altar e consequentemente o sacerdote. Ouvia a celebração através de um altifalante.
Neste confinamento tenho assistido à Missa pela TV e posso testemunhar que, no sossego da minha sala, focando o ecrã com convicção e fé, consigo estar muitas vezes mais atenta do que na própria Igreja, onde por vezes alguns ruídos me distraem.
A única e grande diferença é a falta da Comunhão.
Receber o Corpo e Sangue do Senhor é seguramente o que me faz mais falta, embora o faça espiritualmente.
Continuação de boa semana.
Ailime