quinta-feira, outubro 22, 2020

A pandemia descristianizante

Há dias, um cardeal, o cardeal Jean-Claude Hollerich, disse, numa entrevista, que a pandemia tinha acelerado a descristianização da Europa e que muita gente que ia à missa só por um hábito cultural deixaria de ir. E acrescentava que a pandemia só adiantara um processo que, na sua opinião, apenas tinha sido adiantado uns dez anos. E é capaz de ter alguma razão este cardeal. 
Iniciámos a catequese da paróquia nestes dias. De entre as festas da catequese que ficaram por fazer no ano pastoral passado, quisemos começar pelo sacramento da Eucaristia, a festa da Primeira Comunhão. Vamos realizá-la em breve, assim Deus e as circunstâncias o permitam. Para a preparar, reunimos os pais, obviamente que com os cuidados necessários derivados da pandemia. E ali estavam três dezenas de rostos que há muito não vejo na igreja. Graças a Deus que estavam ali. Mas, infelizmente, não os tenho visto nas celebrações da comunidade. 
Na verdade, a pandemia veio hipotecar um certo trabalho que esta minha comunidade cristã vinha fazendo com os pais dos nossos catequisandos e com o qual se vinha aumentando o número de pais e crianças na eucaristia dominical. Mas agora não têm ido. Independentemente das razões, dos medos, das inseguranças de cada um, o cardeal é bem capaz de ter alguma razão. Esta pandemia não tem ajudado a alimentar a fé comunitária. Pelo menos essa. Ou pelo menos a dimensão comunitária da fé, que tão importante é para alimentar a verdade de uma fé que vive o “nisto conhecerão que sois meus discípulos; se vos amardes uns aos outros”. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Queres ficar à missa?"

5 comentários:

Anónimo disse...

Poderiam pensar numa missa campal. Bons tempos se anunciam. Chega de proibir o proibido. Cristianizemo-nos.

Confessionário disse...

Não é uma missa campal que resolve o problema, porque já o fizemos, na altura com temperaturas mais aceitáveis, e também não foram!
O problema é muito mais profundo, na verdade.

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
Também acho que o Senhor Cardeal tem razão.
Embora seja discutível a minha comparação a Pandemia veio hipotecar muitas outras coisas que afetam o mundo em geral.
Não querendo misturar os assuntos mundanos com os de Deus nada está a ser como dantes e há um crescendo de dificuldades.
Será necessária muita paciência e ter muita esperança que o futuro pós pandemia seja promissor para todos, em todas as áreas.
Bom fim de semana.
Ailime

Beli disse...

infelizmente o Sr Cardeal tem razão.....
passa-se comigo e penso tanto ...Mas esta pandemia vêm dar um abanam no mundo.....acho ainda estamos a começar a entrar num túnel muito escuro onde não se vê luz .............................e o Que penso É na força do Espírito Santo
Há-de tocar o mundo as pessoas e, o Amor o mundo a igreja tudo vai Resplandecer com outros valores
é esta a minha fé

Anónimo disse...

A vacina já está liderando. Chama-se: Politicytt 2020. Sem restrição de raça ou credo religioso. Uma vergonha mundial.