sexta-feira, setembro 04, 2020

Os abusos da caridade

Ligavam e pediam. E a Manuela, minha paroquiana, dava. Ligavam e pediam. E a Manuela dava. Continuavam a ligar e a pedir, e a Manuela dava, mesmo sem o marido saber. Mesmo sem conhecer muito bem a instituição do outro lado da linha do telefone. Mas podia dar. E dava. Aprendera que a caridade é dar sem saber a quem. Mas, como nem tudo parece o que é, ou é o que parece, no último ano, tornaram a ligar, e a Manuela, porque o seu marido acabara de falecer, porque achava que não era oportuno, porque estava sem vontade anímica para nada, explicou humildemente que o momento não era muito bom, que compreendesse, pois o marido falecera há pouco, que talvez noutra ocasião. E então ouviu do outro lado da linha algo que lhe perfurou o coração através dos ouvidos. Porque é que me está a mentir? A senhora está a mentir, só para não dar. Padre, foi como se tivesse bebido água ardente a pensar que era água natural. Nem consegui desligar o telefone. Foi a menina do outro lado que o desligou. A menina também não precisava dizer mais nada. Agora a Manuela percebera tudo. Finalmente. Há pedidos de caridade estranhos. Esquisitos. Ou melhor, fora da caridade. Verdadeiros abusos para quem vive a caridade e da verdadeira caridade. 

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO:  "Pobres de rua"

4 comentários:

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
Não sei se haverá assim tantas pessoas como a Manuela, uma santa senhora.
Deve ter sido um enorme embate o que sofreu como ela própria disse, e não sei se ficou com vontade de voltar a dar com a boa vontade e singeleza com que o fazia.
Penso que situações como esta estão na origem de haver tanto ceticismo a este respeito.
Em geral as pessoas vão-se inibindo, porque duvidam do destino das suas ofertas e como no caso presente ainda são maltratadas.
Desejo-lhe um bom domingo.
Ailime

Anónimo disse...

Tudo verdade mesmo, o que anda acontecendo neste mundo? O ser humano, anda nas defensiva do uso da confiança e da confirmação capitalismo. Usando o nome de Deus e do seu amado filho Jesus, nas assembléias de pontos políticos. Usando os locais sagrado pra corrupção. Usando da da fé dos outros, com a fé do engano. Por isso que estamos sofrendo as consequências atuais. Mas logo acaba com isso, os anjos da Divina misericórdia, dará o grito da salvação. A terra está pedindo socorro junto aos seus filhos sofridos. Nada é pra sempre. Somente Deus e vivo na eternidade.

joaquim disse...

Só para deixar um abraço amigo e saudoso.

Lyu Somah disse...

Oi, Padre.
Também já passei por coisas semelhantes. É triste saber que esse abuso existe, não apenas em instituições de caridade, porque isso está em qualquer lugar, não é mesmo?!

Sou novo aqui no seu blog, mas adorei esse espaço com aconchegante s2
Abraço, Padre.

Lyu Somah
www.lyusomah.blogspot.com