sexta-feira, setembro 18, 2020

A oração como saída de nós mesmos

Quando ela me disse que não ouvia Deus na oração, que não lhe eram atendidos os pedidos que fazia, que não costumava sentir nada de especial na oração, senti-me obrigado a explicar-lhe onde estava o seu pequeno erro na forma como orava. 
A verdadeira oração vai ao encontro. Não é um monólogo. Não são palavras sem sentido. Mesmo quando são repetições ou fórmulas. A verdadeira oração é relação. Abertura a Deus. A Oração é encontro com o outro, um diálogo aberto do homem com o Tu absoluto. Por isso não podemos fazer dela apenas um recurso psicológico para resolver os nossos problemas, ou um recurso narcisista para nos sentirmos bem. Por isso não podemos fazer dela o constante pedido de favores ou uma busca desesperada de nos sentirmos bem. A verdadeira oração faz-nos sair de nós mesmos e do nosso egocentrismo. Ela deveria ser espaço de relação, de saída e de abandono na direcção de Deus. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Esta é a minha arma"

3 comentários:

Anónimo disse...

És a melhor, maneira de conectar com Deus.

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Eu entendo a oração como um diálogo com Deus, em que me sinto em comunhão com Ele.
Claro que também lhe faço os meus pedidos, mas sei que o tempo de Deus não é o nosso. Se estivermos atentos aos sinais Ele atende-nos.
Agradecer a Deus por tudo o que nos acontece e saber aceitar também é oração.
Bom fim de semana.
Ailime

Febe disse...

Dizemos os místicos:” a oração é como respirar” ... o que é natural porque é Nele que nos movemos e nos sustentamos...