domingo, julho 19, 2020

Padres ou cabeleireiros

A alegria daqueles idosos que me receberam no lar para a eucaristia não tem como contar-se. A directora técnica lembrara-se de me propor, com todos os cuidados e mais algum, que passasse por lá a rezar com eles, a celebrar com eles. Estavam radiantes e, apesar de usar máscara e viseira, protecção dos sapatos, álcool gel constante, e de nunca me ter aproximado deles, também eu lhes senti o pulsar. Por isso partilhei esse sentimento com uma pessoa responsável de outro lar nas minhas comunidades, dispondo-me a fazer o mesmo, caso achassem oportuno e assegurassem os cuidados e normas imprescindíveis. 
Assim que essa pessoa teve oportunidade de conversar com alguns utentes, e como quem não quer a coisa, contou que o senhor padre fora celebrar missa a um outro lar e perguntava se não seria boa ideia ele vir cá também. E a resposta do senhor José não se fez esperar. O melhor mesmo era vir cá a cabeleireira!

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "O Américo faltou à missa"

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Confessionário, o José, com o tempo da pandemia, cabeleiros fechados, deve ter ficado com o cabelo a tapar-lhe os olhos e ... nao ia ver o padre�� depois de cortar o cabelo vai ficar com as idéias mais claras. Uma boa semana. Paz e Bem

Anónimo disse...

O Américo levava muito a sério o preceito da Santa Igreja "ouvir Missa inteira..." e decerto tinha a consciência de que no domingo que falta à Missa, não é domingo. O Zé ou perdeu a noção desse valor ou queria estar apresentável quando o Padre fosse visitá-los ao Lar e por isso pede a cabeleireira. Se é assim,tem consciência de deve-se estar asseado para ir "ver a Deus" ou seja, ir à Missa.

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Uma atitude de muita abnegação e coragem de sua parte. De louvar.
Sobre o Sr. José decerto não será crente, daí a espontaneidade da sua resposta.
Ailime

Anónimo disse...

Muito antes do senhor padre passar pelos lares deste país, passou a covid, e, com um forte abanão, fez balançar tantas estruturas fundacionais desses centros de acolhimento. Muitos idosos faleceram, causando enorme comoção em todos nós.
Mas os que sobreviveram ao vírus - enquadrar-se aqui o Sr. José? - deram provas de uma lucidez, que lamento dizê-lo, nem todos os padres conseguiram manter durante este difícil período.
O que talvez o Sr. José não saiba, o que é perfeitamente natural, é que já é possível adquirir a bisnaga de tinta em qualquer supermercado, ou mesmo através da net. As luvas vêm dentro do pacote.
A si é sempre um prazer segui-lo, por estes caminhos virtuais. Felicidade para o seu ministério.