quinta-feira, agosto 16, 2018

Tenho saudades de Deus

Estávamos numa reunião de catequistas a fazer uma avaliação do ano catequético e abordando aqueles que deveriam ser os objectivos da catequese. Falávamos da necessidade de levar os catequisandos a encontrar-se com Cristo, a apaixonar-se por Ele, a querer que Ele fosse a referência das suas vidas. Falávamos à vontade. Os catequistas partilhavam as suas dificuldades, vontades, desejos e sonhos. Foi uma óptima reunião. E, às tantas, uma das catequistas expressou, a medo e como quem vai dizer uma barbaridade, que às vezes tinha saudades de Deus. Disse-o e esclareceu logo de seguida que não se referia àquela saudade que se tem quando alguém que amamos está longe. Disse que pensava n’Ele e que, de vez em quando, sentia este desejo de o ter mais perto, de o ter a seu lado. Isso, explicava, era para ela o mesmo que ter saudades de Deus.
Encontrava-se à minha esquerda. Levantei os olhos e olhei na sua direcção, como se o mundo tivesse parado. Ela fixou também o seu olhar no meu, aguardando que lhe desse uma repreensão. Contudo, o meu olhar era de satisfação, de admiração, de encanto. Não me lembro de alguma vez ter ouvido alguém fazer esta afirmação. Fiz um sorriso do tamanho do mundo, e disse simplesmente Que afirmação tão especial!

3 comentários:

Paulina Ramos disse...

Feliz a tua catequista pelo comentário que fez, ou melhor não pelo comentário em si, mas por aquilo que dele se subentende.
São pessoas como ela que afinal fazem a diferença na vida de quem as rodeia.
Felizes também aqueles que sabem entender um desabafo assim e devolvem a expressão em forma de sorriso!
Gostei muito deste relato!

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Na verdade foi uma expressão daquelas que enchem a alma!
Essa catequista disse de forma tão especial, se calhar, o que também sinto tantas vezes!
O seu sorriso foi uma forma excelente de lhe retribuir esse desabafo diferente.
Ailime

JS disse...

Ontem fui ao funeral dum bebé.
Ontem tive raiva de Deus.

Hoje li a carta do Papa Francisco.
Hoje tenho vergonha de levantar os olhos para Deus.