quinta-feira, outubro 22, 2015

A senhora Linda faz parte do grupo de recasados

A senhora Linda faz parte do grupo de recasados. Daquele grupo que tem feito gastar tinta a muitos jornais que gostam de falar da Igreja. Ou que gostam de falar o que a Igreja possa vender. Ora estes jornais não conhecem a Linda como eu a conheci faz muitos anos. Tivera, pelos vistos, um casamento católico normal até ao dia em que descobriu que o pai dos seus filhos, na altura já maiores de idade, era homossexual. Chegaram ambos à conclusão de que era melhor cada um refazer a sua vida. Talvez ainda assim se amassem, contava-me. Os filhos ficaram tristes, mas não deixaram de ser filhos desse pai. Cada um foi para seu lado e ela, como ainda tinha idade para ser feliz com alguém ao seu lado, deixou que o coração a encaminhasse para os braços de outro homem. Dizia-me que era feliz ao lado deste. Mas que trazia um espinho no coração porque, sendo pessoa de fé clara e genuína, era impedida de abraçar inteiramente alguns sacramentos. 
Como o caso era um caso óbvio de nulidade do matrimónio, propus que desse esse passo. Mas não podia, disse. O seu ex-marido nunca quis assumir publicamente a sua forma de viver, e ela respeitava-o ao ponto de não querer fazê-lo sofrer. Por seu lado, os filhos também não queriam uma situação que de forma meio legal indiciasse que afinal aquele pai não tinha sido o esposo que lhes doara a vida. 
Por virtudes importantes à fé, como o amor, a bondade e respeito tanto ao ex-marido como aos filhos, a senhora Linda não quer, ou não pode extrinsecamente pedir a nulidade do seu matrimónio católico de forma a poder abraçar inteiramente alguns sacramentos como desejava. A bondade daquela mulher impede-a. Está entre a espada e a parede, por se esforçar em fazer o bem. Tudo porque a lei e a doutrina assim o exigem. 
E agora?

8 comentários:

Emmanuel disse...

Pode ser interpretado como cobardia mas é em momentos como esse que me sinto bem por não estar no sínodo :)

Paulina Ramos disse...

Bom dia!
"a lei e a doutrina assim o exigem.
E agora? "
Agora mude-se a lei e a doutrina da igreja católica, tanto uma quanto a outra não têm muito a ver com Jesus Cristo. Servirão mais para "moderar" o comportamento humano do que para nos aproximar da plenitude prometida.
"Senhores da igreja católica romana" aproximem-se mais a Jesus Cristo, não temam a mudança, não temam perder os pelouros, ou um dia destes nada mais terão que templos de pedra vazios de Gente.
Não temam ser saudados desta forma "Namastê".

Anónimo disse...

Agora é viver a vidinha livre e tranquilamente, Deus já a bençoou não precisa de casamento para "inglês ver" numa igreja.

Anónimo disse...

A senhora não meteu os papéis. Quis manter o motivo da separação oculto, como Igreja não é omnividente, agora está em situação ilegal. O problema de uma Igreja Técnica é que é facilmente apanhada nas malhas da sua própria lei. Cristo cansou-se de chamar a atenção para isso enquanto esteve por cá. Só Ele vê, só Ele pode julgar. Até porque há espaços como os da consciência e da fé que são tão nossos que estão acima de qualquer lei terrena. Isto chega a um ponto que até parece que é a própria Igreja que se quer divorciar dos recasados.

Anónimo disse...

A Senhora Linda é mesmo linda. Só uma pessoa de coração bonito, puro tem destas atitudes. Deus já lhe deu a Sua bênção e de certeza absoluta está em seu coração.
Algumas situações de uniões irregulares são terrivelmente sensíveis e a necessitar de um urgente olhar da Igreja. Há por aí muitas senhoras Linda com histórias bem parecidas e com espinhos bem cravados que doem...doem...
Jesus na Sua imensa misericórdia não fica apartado destas situações. Jesus está assim bem vivo na vida da Senhora Linda e na vida de tantos outros que por amor se entregam a Jesus com atitudes bem bonitas, genuínas e cheias de fé.
Gostei muito de ler esta história. Encheu-me a alma de consolação.
Maria

HD disse...

São este e outros casos similares, de gente que acabou por refazer a vida afetiva, e permanece fiel na Fé , que deveria lhe ser possivel abeirar-se da Comunhão ou da Confissão.

Porque acredito que Jesus hoje nunca o negaria a comunhão ou o perdão , a estas histórias de vida.
Espero que tenha a coragem de a confessar e de lhe dar a comunhão,pois em consciência é essa a sua Missão: dar testemunho de amor ao próximo.

Acho absolutamente discricionário que um Ex-padre que rompeu o sacramento da Ordem, lhe seja dada a hipotese posterior de se abeirar de todos os sacramentos...enquanto
alguns leigos recasados mas convitamente católicos praticantes, são escorraçados pela IC de alguns sacramentos...
Mais facilmente comunga um assassino convito, seja numa prisão , ou um ditador....
Eu sei o que faria, espero que honre a Misericordia que Francisco pede a nós todos!
HDIAS

Anónimo disse...

Deus é Misericordioso, e também tenho a certeza de que está ao lado desta senhora, como o estará junto de quantos o procurarem de boa vontade e coração aberto e sincero, pois ele é o primeiro a não condenar, mas sim a ensinar-nos a seguir o nosso caminho, dando-nos a "sugestão" de nos arrependermos e continuar a nossa vida...
MM

Anónimo disse...

Se calhar vale a pena recordar "o Sábado foi feito para o Homem e não o Homem para o Sábado".