sábado, abril 04, 2015

Pássaro ferido, mas a voar

Hoje venho aqui porque Tu também vieste. Assim sem nada. Tu mesmo e eu mesmo. Tu vivo e eu a viver. A viver-Te. A senhora Maria dizia há dias que não conseguia perdoar a vizinha dela porque esta tinha dito mal dela. E acabou por viver o que a vizinha dizia dela e não a sua vida, que é muito mais do que o que dizem de nós. O não saber perdoar é como um pássaro sem asas. Um pássaro que não é bem pássaro porque não consegue voar. Tu deste o exemplo do perdão com o sinal mais que é a morte, como se esse despojamento fizesse em ti aquilo que és, as asas por excelência de quem quer voar. As asas para podermos voar na liberdade da Páscoa, na liberdade de estarmos vivos porque nos deste as asas para viver e ser pássaro. Hoje venho aqui sem grandes asas para pedir as Tuas asas. Chegou a hora de aprender a voar. Chegou a hora de aprender com a tua morte que um pássaro só é pássaro porque lhe deste a possibilidade de voar nas Tuas asas. Quero sonhar que estou na Tua cruz, planando alto, num voo cruzado, entre Ti e contigo. Ama-me sempre assim, amigo Senhor. Vem de novo com Tuas asas para que eu seja pássaro ferido, mas a voar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Padre, estive a ler uma noticia num jornal online sobre a mensagem do Papa a respeito do silencio dos media em relação ao genocídio de cristãos que se esta a passar actualmente no médio oriente.
E mais uma vez, a caixa de comentarios do site, estava cheia de comentarios ofensivos e jocosos a respeito dos Catolicos, inclusive os que morreram.

Verifico tambem no facebook, nos blogs, no dia a dia, constantes piadas e insinuaçoes que nós somos ignorantes, atrasados, pedofilos, parasitas e tudo mais.
Noto que há um crescente odio (se calhar odio é muito forte), uma crescente discriminação em relação aos Catolicos.

Verifica tambem isso ? se sim, sabe porque é ? e como podemos inverter isso, acho que se esta a tornar perigoso.

Paulina Ramos disse...

Bom dia!
Enquanto caminhantes todos somos À semelhança de pássaros feridos mas a voar e a aprender a elevar o nosso voo todos os dias.
" E acabou por viver o que a vizinha dizia dela e não a sua vida, que é muito mais do que o que dizem de nós. "
Este é realmente um grande obstáculo que se nos coloca constantemente quando somos alvos de comentários menos felizes.
A comunidade onde estou inserida não é lá muito hospitaleira, pessoas frias e pouco amigáveis, não aceitam facilmente uma pessoas espontânea nas sua forma de ser estar e viver.
Sou apelidada de "diferente" "manteigueira" "princesa" para não entrar em mais pormenores.
No inicio custou-me imenso a aceitar estes comentários e distanciei-me... abafando desta forma a minha forma natural de ser.
Percebi, aos poucos, que com este comportamento estava a matar a "Gaivota" que existia em mim. E estava mesmo pois fui ficando doente, física e psicologicamente.
Também pouco a pouco fui ganhando força para viver a minha autenticidade nesta comunidade que parecia rejeitar-me. e rejeitava mesmo mas apenas por medo, estava a proteger-se, é que a minha forma de ser incomodava-os porque punha a nu muitas coisas que tinham como "dogmas".
E teimosamente, à semelhança da Gaivota que não temeu o julgamento do bando fui muito cautelosamente retomando a minha autenticidade na forma de agir.
Atualmente vivo a eucaristia genuinamente, da única forma que sei, dando o meu melhor.
Curioso é que são as pessoas que me afastavam com os seus comentários, que chegaram ao pé de mim com expressões de admiração, e gestos de carinho.
Recordo particularmente um comentário que guardo carinhosamente dentro de mim num dia de desespero, num dia em que eu queria desistir de tudo... Pegou-me nas mãos e disse-me " Admiro-a muito, esta comunidade precisa muito de si..."
Acho que foi este o momento de viragem em que finalmente percebi que não era eu que estava errada.
Hoje as minhas asas voam na liberdade da Páscoa na liberdade de estar viva, viva para mim e para TI Senhor que me levaste Contigo na morte, e Contigo me carregaste até à Páscoa a Tua e a minha.

Não tenho dúvidas que Ele te ama "sempre assim" e tal como te apresentas diante D'Ele.

Muita paz e muita Luz.



Anónimo disse...

Via Crúcis

Toda a presença é distante à ressonância da luz
Apenas Deus embate na terra e ela só oscila
Quando Ele vai.

A Cruz é Cristo na inclinação da cabeça.