sábado, agosto 30, 2014

Eu desejava que os padres fossem cada vez mais... [5]

Vamos já na quinta sondagem relacionada com as características ou virtudes que gostaríamos de ver mais nos sacerdotes de hoje. Temos agora disponíveis mais seis opções possíveis. Recordo que este tipo de sondagens que têm aparecido aos poucos neste espaço têm como objectivo deixar algumas ideias aos sacerdotes sobre o que devem privilegiar na sua vida e vocação. Recordo que as quatro características mais votadas nas outras sondagens foram "autenticos", "acolhedores", "simples" e “pastores”, sendo que este último apenas teve mais 6% que a segunda opção, “disponíveis” e ficou pelos 37%. Deixamos os resultados da última sondagem e colocamos online a quinta edição desta "saga".
 

9 comentários:

Anónimo disse...

Quando surgirá neste blog um tipo de sondagem semelhante, mas referido aos leigos?

Confessionário disse...

Gosto imenso da ideia!

Anónimo disse...

"um tipo de sondagem semelhante, mas referido aos leigos?"
Pois é os padres precisavam de ser muita coisa... mas se calhar os leigos precisariam de ser muitíssimas coisas mais... Quando alguém muda, tudo ao seu redor muda.
Seria interessante.
PR

Anónimo disse...

tenho seguido estas sondagens
ja fiz alguns comentarios
sou leitora deste blogue a uns 3 ,4 anos..Me perdoe Padre mas o Sr deve sofrer duma grande crise ixestencial...mas não é só das sondagens .....tantas vezes as Suas interregações...pessoais..á um tempo foram sondagens , sobre o celibato...solidão..

Anónimo disse...

Ó padre, eu cá não acho que fazer interrogações seja ter dúvidas existênciais. O que acha o senhor? Não se defende?

Confessionário disse...

03 Setembro, 2014 12:37

Não leves a mal, mas eu acho que não tenho de defender nada. As opiniões chamam-se opiniões por serem opiniões. Não são mais que isso. Mas concordo contigo que interrogações não significam duvidas existênciais. Além disso, quem nunca se faz interrogações, fica estagnado, acho eu.
Além disso, Jesus tb levantava muitas questões e de certeza que não tinha dúvidas, muito menos existênciais. E assim Ele ensinava as pessoas a aprender por si. Claro que longe de mim ser como Jesus. Mas gostava...

Anónimo disse...

Ò Padre, não tem nada a ver, mas não resisto em partilhar o que me veio à ideia ao ler estes últimos comentários sobre as dúvidas. Há uns bons anos atrás um alto dirigente político do nosso país (a saber, o então 1º ministro Cavaco Silva) disse numa entrevista "eu nunca me engano e raramente tenho dúvidas..." Evidentemente que esta afirmação foi feita num determinado contexto e descontextualizada tomou grandes proporções, embora com poucas consequências uma vez que se mantém PR. Bom, mas política à parte, que não é o que aqui se discute e extrapolando este caso para a sociedade em geral, fica-nos a ideia da arrogância de quem tem a grande responsabilidade de zelar pelos outros. A meu ver, o "trabalho" a que um padre se propõe passa muito por aí. Evidentemente que falamos do zelo espiritual. Não pode ser arrogante ao ponto de não se questionar e até mesmo se contestar. Quem não se questiona não evolui, não se aperfeiçoa... Relembro agora a homilia que ouvi este Domingo a propósito de amar o próximo. Falava este padre, que tem aquilo a que eu costumo chamar o dom do ambão (sempre que invoca é correspondido) sobre a forma como olhamos para o outro..
Parece-me a mim, ser impossível olhar de forma pura (tanto quanto possível porque somos pecadores) para os outros sem olharmos primeiro para nós próprios. Olhar para si próprio passa inevitavelmente pela questão. Não raras são as pessoas que precisaram de um grande "abanão" na vida para olhar para si próprio com "olhos de ver". Outros nem com o "abanão" alcançam. Muitos, infelizmente, chegam a velhice sem nunca terem feito esse exercício, apesar da sabedoria que a idade supostamente confere.

Felizes aqueles que olham para si próprios sem precisa de "abanões". Feliz de ti padre!

Pelo que tenho lido de ti, aqui e em privado, muito mais do que nos dares a conhecer as tuas dúvidas queres "beliscar" quem te lê e convidar ao pensamento... ao olhar para si próprio.

Agora também me parece que dúvidas ou questões em demasia são sinónimo de insegurança... Por isso padre não te belisques demasiado :-)

um bjinho,
SL

Anónimo disse...

Resposta ao anonimo de 3 setembro 12.37 Padre é assim provoca desafios SAbe estar a altura para reponder gostei da resposta duvidas quem não as tem Padre antes de o ser e um ser humano como qualquer um

PR disse...

"Ele ensinava as pessoas a aprender por si. Claro que longe de mim ser como Jesus. Mas gostava..."
Brilhante! Como sempre.