sexta-feira, julho 13, 2012

Santo Anás

O texto da Oração dos Fieis, a determinada altura, dizia qualquer coisa como Deus nos livre das tentações de Satanás. Ora, Satanás toda a gente sabe que é uma das formas de tratamento para o Demónio ou Diabo. Mas quando se fala neste ser, só de o imaginar, a nossa espinha recebe um arrepio e peras. Porém, o arrepio que me percorreu a espinha no outro dia, durante a missa de uma das paróquias, não se deveu ao ser em causa, mas a outro que, à partida, faria parte dos bons e do reino celestial mais celestial que se pode imaginar. Conto. A Carlita deve ter uns quinze anos e é uma moça cinco estrelas. Quando vai à missa, participa nos cânticos e nas leituras. Lá estava ela preparadinha da silva, como se costuma dizer, para ler a oração dos fiéis. E tudo correu na perfeição até ao exacto momento em que surge a palavra “satanás” e a Carlita se desconcentra e acaba por apelar a Deus para que nos livre das tentações do santo Anás. E foi por este motivo que um arrepio me percorreu a espinha e me fez meter mão à boca para que ninguém visse a minha vontade de me espalhar em gargalhas. Todavia, aprendi duas coisas. Primeiro, que ninguém na assembleia devia estar atento, porque ninguém fez gestos parecidos com o meu. Segundo, para que peçamos que nos livre das tentações, este santo só pode ser o padroeiro das altas farras. Ora toma lá, santo Anás.

10 comentários:

Mar disse...

Uma boa estratégia para ver quem está com toda a fé a ouvir a Palavra de Deus e está a interiorizar.

Luz disse...

Boa noite padre .
Eu confesso que tambem desconhecia este santo.
De vez, em quando acontecem estas coisas, uma palavra mal lida e dá este resultado,transforma-se um demónio em santo.
Um bom fim de semana.

Anónimo disse...

Estou a rir ate agora.

Joana ;) disse...

Ah pe!!

Você é mesmo um castiço, as suas celebrações devem ser o "must".
Gostava de assistir a uma celebração sua.
Aposto que consigo será tipo uma missa de "alta farra"... hehehe (brincadeirinha)

Bjs

Anónimo disse...

Pois é, padre! essas trocas acontecem! algumas vezes aqui na missa também ouvimos cada coisa, que tenho que segurar para não rir.. Quando morava em Portugal, sempre que trocávamos palavras ou letras em palavras, um amigo sempre brincava dizendo " é, a língua portuguesa é realmente muito traiçoeira" !
Teresa

Peregrina Repetente disse...

Estas gaffes são sempre curiosas para ver a atenção das pessoas.
Há alguns anos numa peregrinação tinha que ser feita uma apresentação do orago de cada grupo aos restantes grupos. Ás tantas a porta-voz do grupo diz que a Santa ficava "ECTASIADA" em vez de Extasiada, ora apenas eu e o Sr. Padre nos rimos até ás lágrimas e todos os outros olhavam para nós sem perceberem patavina.

Confessionário disse...

ò Joana, temos dias!!! lol

laureana silva disse...

Um arzinho da sua graça, que já nos vinha fazendo falta. Gostei.
Bjs
Maria

joaquim disse...

Olha meu caro amigo, lembra-te do outro santo o "burromeu"...

Grande abraço

Rosa disse...

Inventou um santo novo, não desejado por ninguém.