sexta-feira, abril 14, 2006

Nós não merecíamos aquilo, repetia

Ele veio ter comigo após a Eucaristia da Ceia do Senhor. Lágrima no olho. Comovido. Nós não merecíamos aquilo, repetia. Não éramos dignos. E dava-me um abraço sentido. Eu dava também. São coisas de Deus, repeti para mim. E para ele retorqui que isto faz bem a todos, em especial à minha pessoa. Estávamos a falar da cerimónia do lava-pés. Eu costumo juntar doze homens e lavar-lhes os pés, como Jesus fez aos seus discípulos. Depois de lhos lavar, beijo-lhes o pé. Sei que não faz propriamente parte da cerimónia. Mas lavar pés não custa. Então, para me sentir mesmo servo de Deus para os outros, beijo. Este amigo em tempos, faz já uns anos, conseguiu fazer-me sofrer com palavras injustas, duras. Chamou-me mesmo de nomes. Desistiu das tarefas que cumpria na paróquia. Queria usá-las para ter poder e, discretamente, indiquei-lhe na altura que não eram assim as coisas de Deus. Já passou tudo. Sempre o tratei com o mesmo amor com que antes o tratava. Mas agora surpreendia-me. Não que ficasse numa de sou o melhor, consegui. Mas numa de gratidão para com Deus. Até porque estes dias não têm sido nada fáceis. A minha cruz tem sido pesada. E ontem senti-a mais leve. Esta cerimónia faz-me sempre bem. Faz-me recordar a minha missão verdadeira de sacerdote, o que ajuda a levar qualquer cruz.

A todos os amigos, faço votos de que aprendam com Jesus a levar a cruz. Que olhem a Ressurreição e renovem a sua esperança na vida. Boa Páscoa a todos!

32 comentários:

Dulce disse...

Difícil, levar a minha cruz que nem é das mais pesadas... Cá por mim sou uma criança distraída e teimosa, e mimosa. Mas Jesus também ama as crianças... e elas vão crescendo. Um abraço.

Avozinha disse...

Boa Páscoa, padre! E continue a lavar-nos os pés digitais...

Migalhas disse...

Também sempre me fez bem esse pequeno-grande "rito" do lava-pés. Imagino o que sentiste!
Santa Páscoa.
Abraço

Anónimo disse...

Obrigada. Boa Páscoa.
"Desculpe entrar sem bater..."

Luz Dourada disse...

Amigo,
Para ti, uma Páscoa cheia de amor e paz é o meu desejo, já que reflexões sobre o tema destes dias não te terão faltado a vida inteira, o que conseguiu fazer de ti o ser bonito que és.
Eu não vi o filme o Evengelho de Jesus mas li o artigo que o António Marujo escreveu, e que é material para ampla reflexão, pois apresentou-me um Cristo e um Judas de quem eu gostei muito.
Um abraço e um beijinho para ti.

Sonhadora disse...

Obrigada! Também, tal como o senhor deste episódio, já pensei "não sou digna!", não sou digna do amor de Jesus. Felizmente há sempre alguém com as palavras certas para nos dar alento e continuarmos o nosso caminho.
Que Deus continue a dar-lhe forças a si e todos nós para levarmos a nossa Cruz.
Uma boa e Santa Páscoa!

Anónimo disse...

Por acaso já o tinha visitado há algum tempos atrás,apanhei agora uma boleia para lhe desejar uma Santa e feliz Páscoa.....:):).Que bom que é termos um Jesus que nos ama loucamente!!!!.....

Anónimo disse...

A mensagem deve-se ter perdido...rsrs
Há algum tempo atrás tinha-o visitado mas não deixei comentário.Desejos de uma Santa e Feliz Páscoa. Que bom termos um Cristo que nos ama apaixonadamente!!!!...:):)

Anónimo disse...

:) Boa Páscoa.

Bel disse...

Boa Páscoa!

Vilma disse...

Que Deus o abençoe e que continue a ser uma benção! É o que lhe posso desejar depois de ler isto... ! Um abraço fraterno em Cristo nossa gloriosa esperança! :)

Anónimo disse...

Obrigada Padre pelo caminho que nos continua a desenhar!
Que Deus o abençoe e lhe dê o saber e a paciência de que precisa para nos continuar a aturar! Uma Páscoa muito FELIZ e RENOVADORA!
Um abraço fraterno

PDivulg disse...

Não merecíamos... Padre hoje postei um assunto que ainda está quente na minha mente se puderes passar por lá para me deixares a tua opinião, agradecia. Refiro-me aos novos pecados... Estou triste... desiludido?...

Carla Santos Alves disse...

Obrigada amigo!

Senti as tuas palavras!

Bjs

CArla

mi disse...

Muito Obrigada!!!
:-)

Anónimo disse...

Hoje em dia já vai sendo raro encontra pessoas assim como o Sr Padre!..

Falo no geral pois no meio ctólico não tenho muito conhecimento...mas recentemente, quando fui a Fátima conheci uma irmã carmelita que me deixou fascinada com todo o seu amor e alegria por servir a Deus!...

E fiquei a repensar a minha maneira de viver e ver a vida!..

Existem tantas coisas que desconhecemos, e eu nunca tinha sentido uma alegria e um bem estar assim!...

Andreia almeida

Unknown disse...

Cristo ressuscitou verdadeiramente!
Com os votos de uma santa páscoa, deixo também um abraço

Paulo disse...

Essa Cruz que todos nós carregamos, pesada por certo, mas pessoal...

O Micróbio II disse...

Apesar de chegar tarde... Uma Santa Páscoa...

Confessionário disse...

Desculpem, amigos. Não tem sido possível vir mais vezes, nem para postar, nem para comentar comentários. Tão só venho para ver à pressa. Mas desejo a todos tudo de bom. Virei em breve com tempo... e com novas ideias para reflectirmos. Peço desculpa ao Post divulg, em especial. Já li, mas isso requer comentário mais longuito e estou desarmado de tempo...
Um abraço grande, amigos irmãos...

xana disse...

Força, confessionário!

NaSacris disse...

A cerimónia do lava-pés é, de facto, uma das mais significativas a nível simbólico. No ritual do lava-pés da minha paróquia também estiveram mulheres. Já não concebo a vida paroquial sem elas, nos seus ministérios e nos seus dons.
Obrigado pelos votos de Boa Páscoa. Abraço!

Jorge Oliveira disse...

Andas fugido... mas que grandes férias de Páscoa as tuas! Não me digas que ainda estás a lavar pés...
Volta que estás perdoado.
ehehehe

Abraços amigo.

Anónimo do séc. XXI disse...

Obrigado. Desejo-te tb uma santa pascoa pedindo ao Senhor que ele nos ajude a transmitir sinais de ressurreição...mesmo num beijo...fantástico! Realmente o S. Francisco Xavier tinha razão ao dizer que "para Deus sobe-se, descendo". Esta historia que constaste para mim destroi mt as minhas muitas barreiras e defesas que me afastam de Deus e ajudam-me a construir vida nas minhas mãos e pelas minhas mãos. Resta-me dizer a frase de Sto. inácio: "Trabalha como se tudo dependesse de ti, sabendo que tudo depende de Deus". Obrigado, mais uma vez...rezo por ti. Abraço em Jesus.

A Sonhadora disse...

Olá, boa noite...passei para ler, mas especialmente para deixar o meu abraço de bom fim de semana...

A Sonhadora disse...

Um bzummm bem doce da abelhinha que deixa aqui uma gotinha de mel, para um fim de semana doce, feliz e em paz!!!

CVJ disse...

Belo pensamento, e mais belo gesto ainda.
O "lavar os pés" continua, através dos tempos, a ser a acção mais nobre de qualquer pessoa, em qualquer circunstância. Muito mais de um padre.
Obrigado e continuação de festas pascais.

Nuno Branco, sj disse...

Boa Páscoa :)

Lua disse...

Bom 25 de Abril! SEMPRE!

Bjs

Anónimo disse...

É a primeira vez que passo por este blog e gostei imenso!
Gostava de me referir ao Lava-Pés. Nunca tinha ido a esta Cerimónia até ao ano passado, altura em que me tornei acólita e fiz questão de ir. Aqui o Padre também lava e beija os pés aos homens que foram escolhidos. Acho toda esta missa de uma beleza bastante grande.

Joana ;) disse...

Nunca tinha lido este post; encontrei-o agora por acaso, devido à etiqueta virtudes.

Este post só demonstra mesmo, aquilo que eu já desconfiava, o ser humano maravilhoso que é para com tudo e todos...

Obrigada!
Bjs

Confessionário disse...

obrigada