sexta-feira, abril 17, 2020

Padres covid II

Alguns colegas padres desdobram-se, na comunicação social e nas redes sociais, em dezenas de propostas e aparições, replicando-as e multiplicando-as, com o que isso tem de positivo e negativo. Não julgo. Evito ajuizar. Mas não evito pensar. Tenho andado a reflectir sobre este novo modo de ser e viver em Igreja, e ainda não tenho nada claro. 
No entanto, ouvi há dias um colega dizer uma coisa que me chamou a atenção e me fez pensar. Dizia que, no meio de tanta “informação”, ainda não tinha ouvido dizer que há padres que, nestas horas, rezam a Deus em silêncio pelas suas comunidades. Um padre rezar, no silêncio, sem alardes, sem mediatismos, pelos seus, neste momento, deveria ser uma coisa estranha! 

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Padres covid"

6 comentários:

Anónimo disse...

É mesmo, tem uns males que vem pra bem. Agora que Deus saberá como e quanto tempo ainda poderão ser humano, seja igreja. Muitos alardes, mas o silêncio vence. Pra que gritos, Deus não é surdo. Agora que as pessoas estão fechadas, e vendo quantos foram enganados por falso pastores. Mas a igreja de Cristo , está continua de pé com a fé, viva que temos nele. O Sr padre, está certo. Não podemos julgar realmente nada. Deixe tudo nas mãos do altíssimo. Abraços.

Anónimo disse...

Estranhíssimo, assim como não escrever nem uma linha.

Anónimo disse...

Boa noite Sr. Padre,
Este é um assunto no qual tenho pensado, a avaliar pelo que tem sido feito aqui na minha Paróquia, também não quero julgar, eu mísera pecadora me confesso, mas sou mais pela oração em silêncio.
Bom fim de semana com saúde.
Ailime

Anónimo disse...

Rezar em silêncio, mas em comunhão espiritual com os paroquianos, é muito bom, pois com tantas “missas, orações, bênçãos...” nas redes sociais, às vezes fica difícil ouvir/ver todas, e depois pensamos?!! Vou ouvir/ver qual?!!! Não é que nos falte tempo...mas
Há maneiras, mesmo nas redes sociais, de ser um pouco mais “personalizado”, menos “espampanante “ e que se torna uma partilha extraordinária.
Bj

Ana Melo disse...

Obrigado por me ler/responder - email.(a minha confissão/as minhas ansiedades, o meu pedido de oração)

Servir com Alegria disse...

Sinto isso muita vez, não estou para julgar ninguém, mas o que sinto é que muita pessoas servem-se da Igreja e não Servem a Igreja, Andam na igreja para serem vistos e para que se lembrem deles, não do próprio Jesus Cristo. Poucos adoradores ao Santíssimo Sacramento no silencio da suas igrejas. E quando nós leigos vamos e estamos em oração isso incomoda muita gente, que diz que não foi convidada... Bem, Jesus convida cada filho a ter o encontro com o Pai no silêncio dos seus corações, não é preciso fazer uma chamada telefónica... Escutem Deus nos silêncio dos vossos corações, Deus é Misericordioso e quer muito Amar todos.