quinta-feira, março 19, 2020

O beijo do meu pai

Tenho tentado encontrar o último beijo que dei ao meu pai e que agora está trancado, tanto ele como o beijo, naquela casa grande onde o deixei para ter os cuidados que necessita. Busco-o por todo o lado. Na cabeça. Na memória. No coração. Busco-o vorazmente porque era meu e quero-o a todo o custo. Porque quero tê-lo na mão para o ver e recordar a toda a hora. 
Desde sexta-feira passada que a Unidade de Cuidados Continuados onde está o meu pai ficou interdita a visitas. Fiquei feliz porque assim fica mais longe do maldito vírus. Mas também fica mais longe de mim. Mais longe dos seus. E hoje é um dia particularmente especial. É o dia de todos os pais. 
Há distâncias que se encurtam, em videoconferência, num diálogo quase surdo entre as minhas palavras e as que ele balbucia, entre o meu “Amo-te muito, pai” e o que me disse ontem e hoje com “eu também te amo muito, meu filho”. Vi-o a sorrir, como habitualmente, mesmo na inconsciência da sua doença. Fiquei feliz com vê-lo. Fiquei feliz com ouvi-lo. Mas não recordo como foi o último beijo. Sei-lhe o sabor, porque é igual aos outros, mas gostaria de tê-lo guardado e não guardei. Hoje, dia do pai, procurei-o ansiosamente! Tentei, ao menos, recordar a hora, o local e a alegria que sentira. 
Com tanta procura, aprendi, porém, que, por mais que o quisesse guardar dentro de mim, os beijos não são para se guardar, mas para se dar. Os beijos são o gesto de quem se dá para que o outro sinta que o amamos. O beijo que eu tanto procuro, afinal, está no meu pai que tanto amo!

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Feliz dia do pai"

5 comentários:

Confessionário disse...

Depois de ter lido o texto que aconselho "a propósito ou a despropósito", fiquei sem palavras! Há qualquer coisa cá dentro que ficou a palpitar ainda mais...
A vida é isto, é assim... não somos seus donos! Somos seus administradores!

Anónimo disse...

Lindo texto, me fez correr lágrimas, me lembrei do meu pai, que por sinal de chamava José. Hoje dia destes país, um forte e de coração grandioso. Um pai exemplar, o quanto eu também um bjsss. Chm queria dizer a ele e não posso. Sinta ainda previlegiado por ainda estar no mundo o teu pai. Abraços, forte e

Anónimo disse...

também quero um beijo assim, padre, verdadeiro e puro!
Hoje vou pensar nos beijos que precisava dar

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
Um texto muito belo, poético até, numa declaração de amor incondicional a seu pai.
Antes de ler o final eu já estava a pensar que os beijos se dão e ficam até registados no ADN de quem os recebe. E isso, quanto a mim, é o mais importante.
O último que dei ao meu pai, ele já não o sentiu, ou talvez sim. O que importa é que lho dei.
Só acrescento que este é para mim o texto mais belo, mais comovente, a melhor poesia, que escreveu até hoje.
Não tenho mais palavras.
Com muito respeito.
Ailime

Anónimo disse...

lindo, lindo, e comovente!