domingo, novembro 10, 2019

O padrinho do noivo

Era o padrinho do noivo. Era a pessoa que se encontrava mais perto do noivo na hora da comunhão que distribuí nas duas espécies, a espécie do pão e a espécie do vinho. Eh lá, não mames tudo, disse, que é como dizer ‘não bebas tudo’. Não me recordo se também disse para deixar para os outros. Talvez tivesse dito. É comum a observação. Mas distraí-me nas palavras. Era o padrinho do noivo. Típico padrinho que é apenas um amigo dos copos. Serve bem como testemunha, é certo. Os padrinhos de casamento são apenas testemunhas do casamento. Assinam como testemunhas. Não têm, portanto, senão que testemunhar que o acto aconteceu. Não precisam requisitos especiais. Mas dizer isso no meio da cerimónia de casamento, em voz audível o suficiente para que alguns se deixassem rir, e enquanto o noivo comunga o Sangue do Senhor, é o mesmo que banalizar toda a cerimónia ou transformá-la num acto de aparência e de adorno de festa. Por mais engraçado que tenha sido. Por mais cool que tenha sido. É transformar a comunhão do Senhor, na espécie do vinho, em mais um copo numa noite de copos. É transformar a Última Ceia numa Tainada à boa maneira do norte.

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi o padrinho, não o noivo. Ainda poderá haver esperança para o casal. Haja amor.

Ferreira Carvalho disse...

Quando li o título pensei que fosse um texto sobre alguma situação caricata que pudesse entrar na categoria de "smile post". Fiquei triste ao perceber que retratava apenas uma demonstração de insensibilidade e ignorância. Mas acho que o problema reside mais na segunda...


(A propósito, tenho saudades dos "smile post".🙂)

Confessionário disse...

Olá, Ferreira.
No fundo também dá para rir. Rir com a situação. Rir de tanta desfaçatez. Rir de nós, que convivemos com estas situações. Bom, e a situação tb, por si, acaba sendo motivo de riso.

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Não pude deixar de rir...
E teria ainda mais graça, não fora o padrinho não ter a noção do que se estava ali a passar, que era assunto muito sério.
Era apenas mais um padrinho, a testemunha, que naquele momento já estaria a pensar nos comes e bebes, talvez mais nos bebes, da festança que decerto se seguiria...
Cumprimentos,
Ailime

Anónimo disse...

tristeza ao ler não me deu para rir ...tristeza nem me ocorreu mais nada