sexta-feira, julho 26, 2019

Não ter a certeza como será o caminho

Não sei viver esta vida sem sobressaltos. Não foram estas as palavras exactas que a Sofia utilizou para falar. Foi assim, porém, que as entendi e que as transportei comigo para casa. Também eu desejava viver uma vida sem sobressaltos, e não sei como fazê-lo. Penso que essa é a nossa condição humana. Uma vida que não tivesse sobressaltos seria uma vida conformada. 
Na altura não soube muito bem que dizer à Sofia. Devo ter, pelo menos, assumido que não tinha resposta para dar além daquilo que sentia. Também eu desejava o mesmo que ela. No entanto, imaginava que essas incertezas fazem parte da beleza de caminho. O bilhete foi-nos oferecido. Temos de subir no autocarro. Sabemos que o autocarro nos levará aonde havemos de chegar. E nunca teremos a certeza de como será o caminho.

5 comentários:

Anónimo disse...

Meu pesadelo hoje a inquietação brusca que me acompanha, tento até ir contra mas muitas vezes o meu espírito me empurra vai tentar agir,que jeito tem os benditos impedimentos que ainda me assolam na vida. Sei tenho que agradecer por ter encontrado estes sobressaltos para continuar lutando e a força hoje sinto que é maior que antes do evento anterior. O universo puxa mas tão lentamente o que me resta é rezar e orar para que a luz divina providência a misericórdia de Deus abençoe os nossos caminhos.

Anónimo disse...

Por mais torduso de uma forma sabe lá como Deus levará, lembrando que ele uso dos mais áridos terrenos é onde pode florescer os lindos canteiros de uma vinha com doces frutos e vinho finos e saborosos assim é nossa vida. Chm

Anónimo disse...

O seu até é bem fácil, não é verdade? Umas vezes aqui outras ali, pega no carro visita os amigos e tudo continua como escolheu. Viver e deixar viver. Deixar viver parece-lhe difícil?

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Sim, tortuoso é o caminho
Como senoide oscilante,
Passo atrás, passo adiante
Pisando em rosa ou espinho!

Brindo com um copo de vinho
A vida, por ser bastante
Para quem dela é amante
E não quer viver sozinho.

A Deus pertence o futuro!
Enquanto eu existo ou duro,
Vivo como se eternamente,

A tatear pelo escuro
Dos mistérios e seguro
Que a morte vem, de repente!

Grande abraço! Laerte.

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Muita bela a sua reflexão sobre como se deve encarar o caminho da vida.
Também concordo que, sem obstáculos a vencer, a vida seria monótona. Nada como ressuscitar de momentos menos bons.
Cumpts,
Ailime