quinta-feira, outubro 18, 2018

Tenho-te dito

Estava aqui a remexer papeis onde, por ocasião dos meus retiros, anoto alguns pensamentos, ou momentos que, de me tocarem, me levam a escrever. Num desses papéis encontrei um desabafo que escrevi num desses momentos. Já lá vão uns cinco anos. Escrevia assim. 
Estou de retiro. Ou devia estar. Venho, por meus pés, olhar-te na hóstia que depuseram na custódia. Faz sentido que cumpra os horários do retiro. Por isso estou aqui por meus pés, que é como quem diz, por minha própria vontade, embora esta vontade tenha surgido do horário. Há um silêncio à minha volta. Não o há dentro de mim. Queria ter alguma coisa para te falar. Uma conversa. Mas estou vazío. Alguém um dia disse que era preciso uma pessoa esvaziar-se para falar contigo. Contudo, para ser sincero, o meu vazío não me deixa espaço para conversas. Insisto que quero falar contigo, mas não consigo. Será isto um falar-te? Ocorre-me rezar o Pai Nosso, para facilitar as coisas. Mas fico nas duas primeiras palavras. As outras não me saem. Levanto os olhos do papel para te olhar de longe. Estás mesmo aí? O meu ar desconfiado, que não quer sê-lo, está aqui. Penso nos meus paroquianos, porque acho que tenho de pensar em alguma coisa. Quer-me parecer que, por mais que insista, hoje não consigo dizer-te senão que não consigo. 
Tenho-te dito.

10 comentários:

Anónimo disse...


Foi muito bom ler este teu escrito...obrigado.

sl

Anónimo disse...

Assim me senti bem esvaziada, lendo este texto... Quando leio muitos desabafo escrito por anos a fio.Que com palavras ditas e olhos marejados o senhor meu Pai já ouviu tantas...Adorei o dito

Anónimo disse...

graça à Deus que ainda tem papéis. Nem me imagino sem eles. Pra sentir os meus sentimentos.

Zilda disse...

Sim amei o texto sei que escrevé muito pra Ele e com ELe dentro de muitos estão sendo levados os vazios de si mesmo. AH sim ainda bem que temos Deus pra esses desabafo. Os papeis servem de registros de ocasiões por não ter dito. .? ? ?

Anónimo disse...

Fez-me bem ler este "desabafo", revi-me em algumas passagens...obrigada
Bj

Anónimo disse...

Li com todo o interesse o seu desabafo.
Aliás, entrar nesta e noutras divisão, aqui no Confessionário, e reflectir nas suas palavras, tornou-se um vício diário. Mas um vício dos bons, aqueles que nos ampliam horizontes e recarregam baterias. Geralmente saio daqui com uma "alma nova", que é como quem diz, mais luminosa e com um espírito mais fraterno.

Hoje porém fiquei um tanto ou quanto triste ao constatar tão grande sentimento de impotência e desalento no diálogo com Deus. Espero que esse vazio não alastre, nem lhe roube espaço ou consuma a vontade de estar em diálogo com Deus. Não tinha graça que perdesse o chão. Mas, sabe, esses retiros, de tão repetidos, poderão ter esse condão, de o afastar do mundo, do mundo de Deus, onde vivem as suas maravilhosas criaturas, todas feitas
à sua imagem e semelhança.Perdendo o chão, perderia igualmente o céu, quer-me parecer, uma vez que é neste mundo que podemos ganhar o outro, por intermédio de Deus, nosso salvador.

Quero-lhe dizer ainda que levo os seus ensinamentos - dados pelo seu exemplo - muito a peito; por isso decidi que, também eu mereço um retiro de alguns dias, afastar-me do rebuliço na medida em que me for possível. Só não sei ainda qual a melhor maneira de me afastar, se recuando, tornando longe o centro de tudo o que me tem sido presente, ou se hei-de avançar, virando costas ao que estar por fazer, àqueles zunzuns que não são mais do que apelos que nos perturbam mas que depois, espremidos, não dão nada. Irei retirar-me para decidir como irá ser o meu retiro, que terá de ser melhor que seja e nada menos.

Para si, boas combinações, porque os amigos são importantes e melhores continuações. E o melhor conselho que lhe posso dar neste meu momento de pré-pré-retiro: seja feliz com Deus, faça-se à vida!

Bjs

Anónimo disse...

O dito bendito.excelente expressão. lindíssima refexao. bjs

Zilda disse...

As palavras são tão claranja. Quando sentimos a nossa volta a presença Divina.Nossa! Se Jesus leu o texto ele sim ti entenderá. Bom este diálogo.

Zilda disse...

Deus ti ama porque Ele é Deus.

Ailime disse...

Boa noite Sr.Padre,
Gosto de ler o que escreve pela sinceridade que coloca nas suas palavras.
Acredito que Deus o admira por ser assim e se, se questiona, estará decerto cheio do Espírito Santo de Deus.
Ailime