quinta-feira, setembro 14, 2017

A vida a arder

Estou triste. E não encontro outra palavra para dizer o que sinto. Estou triste porque não entendo como é possível ver arder um país e ver arder as vidas das pessoas que nele habitam. Sim, não é só a vida em si, mas a forma de viver que arde sem que as pessoas, com todas as mãos que conseguem usar, consigam fazer desaparecer esse flagelo. 
Hoje estou triste porque uma das minhas comunidades esteve cercada pelo fogo, sem poder sair nem entrar. Sem poder senão esperar e entregar-se nas mãos de Deus. Vou revê-los em breve. Não sei muito bem o que lhes posso ou devo dizer. Eu sei que a natureza se encarregará de dar a volta por cima. Sei também que todos os meus paroquianos saberão dar a volta por cima. Mas dói. Dói por tanta coisa, e porque a vida arde e não sabemos que fazer!

7 comentários:

Anónimo disse...

Meu querido padre, não só a natureza em si se arde, e sim as trancas de corrupções também diante do povo, o fogo ele não tem cabelo, nem água muito menos o vento. O ser humano na verdade deixa se arder por si mesmo. Eu que fico arrasada com tanto calor já existente no mundo, ainda tem aqueles que fazem por meios de ativar mais nem sequer pesam que os próprios precisam de respirarem um ar limpo. Mas sim a natureza se refaz e nos temos que agradecer o que nos restam a vida e de toso. CH

Anónimo disse...

Não fuja do seu destino se ele lhe parecer difícil demais, porque a vida só oferece provas de fogo aos verdadeiros guerreiros!
Até um bombeiro que convive com chamas extremas, se queima com o fogo de um simples palito de fósforo.
CH

Gui disse...

PAdre:
Esteja apenas presente, o resto sairá. O que fazer, o que dizer, o Espirito Santo lhe inspirará. Apenas não os deixe sós.
Não imagina o que foi importante para mim e para a comunidade onde me insiro a presença do pároco. A sensação de termos sido abandonados à nossa sorte foi tremenda, doeu e ainda doi ver a politica metida no apoio ou na falta de apoio oficial dado foi atenuado pela cuidado do pároco. As palavras a cada funeral, mesmo quando afligia ver a fragilidade com caminhava permitia saber que não estavamos sós.
Muitas vezes ele foi a nossa voz. Disse aquilo que ninguém teve coragem ou a força de dizer.
Desde o dia do incÊndio que passou por aqui pouco pude falar com ele mas recebi dele uma pequena medalha do sagrado coração de jesus, nos dias de desespero fez-me lembrar que não estava só, mesmo quando achava que não conseguiria aguentar, recuperar os animais feridos, alimentá-los... Está hoje desgasta a medalha e deve estar os ouvidos de Jesus doridos de tanto me ouvir pedir por ajuda, mas estou cá, alternado entre a esperança e algum receio mas conseguindo avançar.
Coragem e seja o pastor entre as suas ovelhas!

Anónimo disse...

A sua presença, e as sua palavras, e a presença de Deus em si, vai concerteza "amainar" um pouco o sofrimento e o desânimao daquelas pessoas.
Bj

Anónimo disse...

Agora está a acalmar, mas tem sido um flagelo no nosso país este ano.
Creio que algo tem de mudar na forma como tratamos o assunto!

Anónimo disse...

Boa noite, orei muito, por tudo isso que esta acontecendo, e pedi interseção a São Benedito, para que o SENHOR nos envie chuvas, agora sei que vem, dai sim valeu os meus banho no Santo, Com muita fê. Pode ate ser meio que asneiras pra alguns mas não dava mais ver todos e tudo fritando com calor e fogo por toda parte. Agora orar para que os ventos sejam brandos. Tem mais auxiliares te ir os pedidos pra DEUS, Santa Barbara e São Jeronimo,

Anónimo disse...

As coisas de Deus nada mudou, a laranja sempre laranja, a cana-de-açúcar, sempre com o mesmo estilo, a banana sempre foi a mesma, os montes, o mar estão no mesmo lugar o homem que inventa de mudar tudo isso. Por isso a natureza se revolta, e com ajudinha humana e algumas vezes sem ou com maldade pode sim virar em tragedias. Mas aqui temos nos a obrigação de orar por tudo.
Ch M