quarta-feira, março 19, 2008

sondagem_ “Como vives a Quaresma?”

Passado que vai quase um mês da última sondagem e 311 votos, chegou a hora de avaliar a sondagem que estava no lado direito, no sidebar. A questão era:
“Como vives a Quaresma?”

E os resultados são:
1. Busco razões de viver _38%
2. Medito o mistério _27%
3.
Não vivo _23%
4.
Rezo mais _3%
5. Faço retiros _ 3%
6. Faço sacrifícios _2%
7.
Não como carne à sexta-feira _2%
8.
Jejuo _1%
9. Desobrigo-me _1%
10.
Dou esmolas
_0%
__________________________________
pequenas considerações:
1. As duas respostas que mais gostaria de dar obtiveram os dois primeiros lugares, bem destacados das restantes, com uma pequena excepção. Isso indica que muitos dos que me visitam procuram viver este período da Quaresma com verdade e como uma preparação autêntica da grande festa dos cristãos que é a Páscoa: buscando RAZÕES DE VIVER e meditando o MISTÉRIO principal da nossa fé.

2. Fiquei preocupado, embora não desiludido, porque de alguma forma já antevia um lugar cimeiro para esta terceira opção, “NÃO VIVO”. Agrada-me a verdade com que estas pessoas responderam. Eu também sinto que a maioria dos cristãos não vivem este período como especial. Quando muito, há-os que se preocupam em viver uma certa exterioridade ou tradicional forma de a viver. Os tempos fortes dos ditos católicos hoje em Portugal, sejam ou não praticantes, são os dias de Natal, Santos, Ramos e Páscoa. É ver as igrejas cheias nestes dias em contraste com os restantes dias ou períodos do ano.

3. As restantes opções escolhidas denotam, a meu ver, o desejo de muitos dos meus visitantes em não serem superficiais:
- Embora rezar deva ser uma vivência diária e habitual, REZAR MAIS nesta altura, podemos afirmá-lo, é uma forma de preparar a Festa do encontro de Deus com os homens, porque os diálogos nos aproximam uns dos outros.
- Fazer SACRIFÍCIOS é bom. Mas com que objectivos? Para manifestarmos em nós a paixão do Senhor? Para sermos austeros? Ou para chegar melhor ao fundo de nós e dos outros?
- NÃO COMER CARNE À SEXTA-FEIRA é um pequeno erro de embrulho. Embora as pessoas insistam neste pormenor, comer um peixe caro é mais pecado e menos adequado. Costumo dizer que em vez de comida requintada devemos comê-la requentada.
- JEJUAR só é bom se for feito como forma de poder partilhar com os outros e de nos obrigar a repensar e distinguir o essencial do acessório.
- A “DESOBRIGA” ou “desarrisca”, como aprendi há dias que se chamava antigamente às confissões quaresmais, entendida como uma forma de poder comungar na Páscoa ou de pelo menos uma vez me abeirar do sacramento, é demasiado redutor para o próprio sacramento. Eu prefiro pensar na Confissão como um sacramento que me aproxima de Deus quando me afasto Dele. Se existe de um modo especial neste período é para que na Páscoa estejamos em paz com Ele. Mas pensar nela como um despejar do saco para se comungar pelo menos uma vez por ano, é continuar na superficialidade do acto.
- Tenho pena que a última opção tenha sido a do DAR ESMOLAS. Só isso: tenho pena. Além do mais, ninguém a escolheu.

Hoje surge nova sondagem. Também podes expressar como gostarias que fossem e podes apontar outras opções. Aliás, as opções propostas não se excluem necessariamente. O objectivo é tentar fazer uma descrição tanto quanto possível real de todas as características da maioria dos católicos em Portugal hoje.
Como classificas os católicos hoje em Portugal?

13 comentários:

erute disse...

Para o novo inquérito eu acrescentaria uma opção, que seria "Sem vontade de assumir responsabilidades", porque de noto que há mta gente que se diz católica/cristã, mas que não conseguem estar presentes na comunidade e até mesmo nas actividades de aprofundamento do seu ser.

Teodora disse...

Há um pouco de tudo mas também há os católicos incoerentes, os de fé na hora do aperto e os que dizem não sê-lo e que na prática são-no.

Desculpem-me, (sem ofender e generalizando) não vejo atitudes mais nobres por parte dos ditos praticantes em relação aos que nunca aparecem na igreja. Costumo estar atenta a esse aspecto.

Confessionário disse...

desculpem estar a fazer algumas experiências com o layout, sobretudo nas cores. Apatece-me arejar um pouco. É a "ressurreição" que já se sente!!

Lisa's mau feitio disse...

Padre de meu coração!!!!!!!

Eis-me aqui!!

E deparo-me com o Padre em mudanças na casinha!!! Concorreu ao concurso "Querido, mudei a casa!!" ??

Padre, gostava mais do layout anterior. era mais aconchegante. A gente entrava aqui e estava tudo azulinho... Assim isto tudo branco é muito grande, dá ar de coisa enorme e não me senti bem. Mas depressa me habituo, o blog é seu.

O que me trouxe aqui: saber de si!! Lê-lo!!! Andei cheia de trabalho com as notas dos alunos e agora estou de "vacances"!!

Vim actualizar-me, buscar Deus virtualmente!!

O que penso dos católicos de hoje? Oh Padre, há de tudo, há de tudo. Mas cada vez mais os vejo a dizerem-se de peito cheio que o são. Mas que não praticam.
Mas tb os vejo como praticantes e isso, sim, vale a pena referir.

Eu sou praticante. Toda a minha família também. O que faz um número simpático de cerca de 200 portugueses com alma, certo??:)

ehehehe

Padre, quando tenho de lhe dar relação da Quadragésima.com?
não quero faltar no dia da "reunião"!!

Fique bem, meu querido padre blogosférico!!

Lisa

Anónimo disse...

One world many dreams
Free Tibet


Lilith

Maria João disse...

Uma Santa Páscoa.
Visita o meu blog e participa na novena da Divina Misericórdia de Jesus.


bjs em Cristo e Maria

Confessionário disse...

Olá, Lisa.
Foi uma tentativa de mudança. As coisas sempre iguais cansam, pelo menos a mim.

Mas estou aberto a sugestões. O branco faz lembrar a ressurreição e foi por esse motivo a escolha.

Olha, faz-me um favor: amanhã deois das 12h, envia para o meu mail e relação de todos os que participaram na quadragésima, as suas frases e links.

Agradeço do fundo do coração tudo o que fizeste nesta quadragésima.

beijinhos. Reza por mim que isto anda a mil.

Lisa's mau feitio disse...

Padre querido!!!

Vejo que ainda às voltas com o layout do blog.
O branco é Ressureição, paz e cria uma dimensão ampla na alma!! É um facto!! :)
Mas como estava habituada áquele azulinho todo, como que sendo a continuidade da imagem que tem no cimo do blog, dava um ar tão aconchegante!!

Padre, enviarei tudinho da Quadragésima.com ainda hoje à noite, pois amanhã até essa hora julgo-me já em viagem para casa da família e depois não terei tempo mesmo. Só Sexta muito tarde, após a procissão ou Sábado, o que já seria tarde.
Não tem de agradecer nadinha, Padre querido!! O prazer foi meu e eu é que tenho a agradecer todas as palavras virtuais que me/nos deixa!!

Rezarei por si e por todos como me pede, claro que sim. E só espero que tudo se aclare para os seus lados... são fases, Padre do meu coração. e as fases têm a sua durabilidade e o seu tempo... Melhor do que eu, o sabe bem.

Beijinhos grandes e até logo!!

Lisa

mafaoli disse...

Gostei da nova roupagem.
Haja luz!
Boa e Santa Páscoa
:)

Anónimo disse...

Olá!

Não vou comentar o novo inquérito...
Hje só kero deixar um pensamento:
A Cruz é a Cátedra de Deus no Mundo." João Paulo II
Façamos silêncio!....
MJG

Anónimo disse...

É a primeira vez que por aqui passao. O padre da minha freguesia tem como referência bibliográfica este blog..

Confesso que estou surpreendida com a capacidade de simplificar e de falar de algumas temáticas que por norma so são discutidas ou abordadas em momentos quase sempre formais.

Não queria passar sem deixar um comentariozinho: em primeiro lugar parabéns pela ousadia e pela simplicidade (também gosto de branco, é sinónimo de luz e ainda assim reflecte todas as cores!); gostei da música (confesso que criei novo link com este endereço só para ouvir mais um bocadinho enquanto escrevo!).

Achei muito interessante o questionário quaresmal, em relação ao que as pessoas pensam dos cristãos de Portugal nem tanto... Ser cristão é ser diferente..cresci a ouvir que para ser um bom cristão tenho que "fazer o bem e seguir com fé e amor a minha vida.." Li, reli e voltei a ler cada uma das opções, e confesso que não me revejo em nenhuma das opções.. Se calhar faltou mais qualquer coisa,uma outra opção, que nos faça sentir como me sinto ao ouvir esta melodia.. "Tu és a mão que aqueceu o meu coração!" Ser cristão..

Poderia continuar a escrever, mas este comentariozinho já vai longo..

Bom caminho

Confessionário disse...

OLá, caminho para a vida,
O objectivo desta nova sondagem passa mais pelo global dos chamados católicos em Portigal e não pelo particular daqueles que me visitam...

Tonito disse...

Confesso que, se não é a primeira vez que me perco por aqui, então também não devo andar longe.

Vim pela riqueza da quadragésima...

Achei interessante esta ideia das sondagens, mas se a da quaresma era interessante... esta nem por isso - mas é apenas a minha opinião. Há tanto por fazer para mudar todas essas opções...

Acho giro quando se fala em cristãos praticantes e não praticantes... mas isso existe? Ou querem colocar no cesto dos praticantes aqueles que vão à missinha e os não praticantes nos que não vão!?

Será que ser Cristão deixou de ser aquele que ACREDITA, VIVE e SEGUE JESUS?

Acredito que aquilo que existe é muita falta de conhecimento, falta de interesse, entre outros... gerado por uma fraca actualização da linguagem que provoca a motivação necessária para nos sentirmos verdadeiramente apaixonados por CRISTO.

É uma longa história que se vai re-escrevendo ao longo dos dias e que depende sempre, e cada vez mais, de cada um de nós.

Podia ficar a noite toda aqui a escrever mas... fica para uma próxima.

Bom trabalho, boa semana e... até sempre.