sexta-feira, maio 28, 2021

os padres santos VIII

Conheço padres que acham que mandam no mundo. Pelo menos o mundo à sua volta. O mundo que conhecem. E também acham que têm um contacto privilegiado com Deus. O Deus que conhecem como ninguém. São aquele tipo de padres que vivem ainda no tempo de Trento e no clericalismo a que se habituaram sem maldade. Acham que a paróquia anda à sua roda. Aliás, ali nem o bispo manda mais que eles. Ninguém pode discordar. Ninguém pode falar mais alto. E o púlpito serve, muitas vezes, para desmascarar aqueles que não vão à Igreja e para cansar os que lá vão. Mas são genuínos. E muitas vezes não sabem que poderiam ser de outro modo. Ou que conseguiriam. Eu imagino-os a caminho da santidade como santos que suportam muito peso. Até porque recai sobre eles a crise da Igreja clericalizada. 
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Muitíssimo bem explicado, o poder politico e econômico fez os templos tornarem empresas. Na atual situação parece que a igreja pode sim tornarmos a volta entre nossas vidas. Hoje sinto que o confissionario ja havia profetizado isso. Ou estou equivocada. Abcs fraterno.

Ailime disse...

Bom dia Senhor Padre,
Tenho presente que há uns anos atrás havia mais padres com essas características. Penso que atualmente, pelo menos das realidades que conheço, isso não é tão evidente.
Ailime