sábado, dezembro 24, 2011

Há gente para quem o Natal é só uma data

Há gente para quem o Natal é só uma data. Gente que se senta no sofá de forma mais pausada, com uma rabanada que a amiga lhe deu, à espera que a televisão dê a meia noite para ir até ao vale dos lençóis. Há gente assim, que não tem outra gente com quem partilhar os sons, os ruídos, as algazarras, os afazeres, os talheres, as prendas do Natal. Gente que uns dias antes estivera no jantar tal com o grupo dos colegas. Mas que agora está só. Não tem mais ninguém. Não tem o amigo ou a amiga colorida porque estes estão com a família. Não tem o filho ou a filha porque este ano pertence ao outro pai. Não tem os amigos, porque nem sempre há amigos para estas ocasiões do Natal. Ou então são aqueles que a idade não deixa que o Natal seja tão Natal. Porque os filhos estão longe. O marido ou a esposa já morreram. O lar está fechado ou vai-se para a cama cedo. Passam o Natal com a televisão. Nada mal para quem há uns anos nem televisão tinha. Mas eu acho que estes tipos de Natal são muito dos Natais modernos. Fazem parte da vida moderna, para quem uma reunião é apenas uma reunião e não uma união. Fazem parte da vida que nos dá tudo, mas nos tira grande parte do amor. Fazem parte da vida que está cheia, mas afinal está mais vazia que nunca. Pode ser que, com esta crise, as pessoas comecem a buscar o essencial do Natal, aquele essencial que não é só uma celebração, mas uma forma de vida. E digo àqueles para quem o Natal é só uma data que o Menino Deus também nasceu para eles. Eu até diria mais. Diria que o Menino Deus nasceu sobretudo para eles.
___________________________________________
Aproveito também para desejar a todos os meus amigos um Natal cheio de Deus!
Congratulo-me igualmente com os 6 anos de vida deste "nosso" espaço. Faz amanhã anos que nasceu juntamente com o "Menino", e já passámos as 400.000 visitas, 8.800 comentários e temos disponíveis 339 textos. Assim Deus continue a fazer-nos Seu instrumento.

14 comentários:

MARIA ZETE disse...

Desejo-lhe um NATAL cheio de bençãos e da presença do nosso MENINO amado.
grande abraço.

Confessionário disse...

Olá, de novo, amigos

Depois de ter lido este "nosso" texto (gosto sempre de o ler de novo no blogue) pareceu-me ter esquecido aqueles que estão nos hospitais ou nas ruas frias mendigando, ou os pobres que não têm de comer na mesa. Apeteceu-me, por isso, acrescentá-los. Porém, o texto tá feito e feito está. Vou só acrescentá-los na minha oração

Anónimo disse...

Menino Deus, obrigado por teres nascido para todos esses, obrigado por eu ter nascido nesta familia.
E obrigado por existires conf.tás a ser um ponto de abrigo.

Alexandra

Anónimo disse...

Feliz Natal, querido amigo.
Acho que este Natal foi já diferente por força das dificuldades financeiras.A solidão é, sem dúvida, das piores situações que se podem viver. Imagino eu, do alto da minha vida confortável e da minha família numerosa. De qualquer forma, o Menino Jesus, nasceu para aquecer todos os corações, e assim fará mais uma vez.Eu voltarei a este tema, que me é muito caro, mais tarde.
Parabéns pelo Blog que é de nós todos um bocadinho.
Feliz Natal!

Anónimo disse...

Confessionário,

Faço parte daquele grupo de pessoas que estão sós, não por opção mas por imposição da propria vida, uma consequência das decisões tomadas anteriormente.

A a solidão é um estado "mórbido" onde a razão não se manifesta e o coração deixa de acreditar.

Peço desculpa por este desabafo, mas hoje não acredito, não consigo compreender nem com a mente nem com o coração, como é que Jesus nasceria por mim ou para mim.

Para um ser que se perdeu de si mesmo, e D'ELE... Alguém que não encontra o caminho de volta...

Porthos disse...

Meu caro:

Passaram-me 2 coisas pela cabeça ao ler este teu texto... Cá vão!

1 - Parabéns pela linha de pensamento que, como de costume, chega ao teu ponto de uma maneira rica e imagética... Também nestes novos trilhos de evangelização brilhas, seu... Ponto de Luz ;)

2 - A data do post foi propositada ou foi um acaso?

Abraço e Boas Festas no espírito do Cristo Renascido.

Rosa disse...

Um Santo e feliz Natal,e continue sempre com o Seu,nosso espaço,tão gratificante onde nos faz reflectir interiorizar, e chegar mais perto de Deus.
bem haja

concha disse...

Desejo-lhe um Santo Tempo de Natal, que de preferência perdure pelo ano inteiro.
Um destes dias à porta do supermercado, alguém dizia que estava farta do natal e pensando melhor, até percebi.Depois há aqueles que cada vez são mais nas ruas a pedir ou envergonhados em casa.Acho que a crise vai ser sim um mal necessário, porque vai fazer com que todos nos apecebamos que o verdadeiramente indispensável,não está à venda mas é preciso procurar sempre, sem desistir nunca e o outro com as suas limitações,vai estar a cada esquina lembrando-nos que o Sol quando nasceu pela primeira vez, foi para todos e ainda hoje é assim.
Desejo também Boas Festas a todos os que por aqui passam.

joaquim disse...

Caro amigo

Já aqui não vinha há uns tempos e deparei-me agora com as novas "obras na fachada".

Parabéns pelas "obras" e pelo aniversário.

E a continuação de Boas Festas para ti e para todos aqueles que nomeias e para quem Jesus nasceu e se faz presente todos os dias.

Um abraço amigo em Cristo

Rosa disse...

"Há gente para quem o Natal é só uma festa",porque não tem com quem partilhar...pelas mais diversas razões... pior é aquelas que tem tudo e fazem do Natal simplesmente uma festa, esquecendo realmente o verdadeiro significado,só a correria, os embrulhos,os laços, depois tudo a fica perdido num canto e o coração cada vez mais vazio.
Tudo superficial,só o amor,a dádiva e o coração aberto para O receber.

peregrino disse...

Isso de dizer que a vinda de Jesus é “sobretudo” para “alguns” tem muito que se lhe diga caro irmão Padre…! Essa seria e é a lógica a “aplicar” apenas aos que estão inscritos no rol dos “pobres pecadores” como tantas vezes o repetimos nas nossas orações! Por isso, lá bem no nosso coração quando escutamos alguma mensagem que “abana”, vamos dizemos bem baixinho para nós próprios: estas palavras assentam mesmo bem em tal pessoa, que pena que ela não esteja aqui…! E nem reparamos ou (se calhar sim) que afinal elas são exactamente para nós! Mas Jesus vai desmontando todas as nossas “convenções e certezas” com palavras bem simples que não dão para apagar do nosso olhar, elas desmontam simplesmente aqueles que escrevem observações humanas sobre outros a partir de exterioridades apenas e não do interior dos corações: “Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precederão no Reino de Deus” (Mt 21, 31) … pois… é sempre para outros a vinda do Emanuel…! Um bom ano e uma boa caminhada com Cristo.

Anónimo disse...

caro peregrino, penso que interpretou mal o texto, e se esqueceu de ler o "também", que faz toda a diferença. Afinal Deus veio para todos, e aqueles que se sentirem mais abandonados devem, de certeza, ter uma atenção especial Dele.

peregrino disse...

Caro Anónimo(a)… ao comentar situava-me no advérbio “sobretudo”….

…este Advérbio… acima de tudo… principalmente… carrega significados quer queiramos quer não, e eles podem ser condicionantes ou até geradores de “conceitos” que podem aproximar ou afastar ou até mesmo catalogar… mas o intuito da minha interpelação foi esclarecer (trazer) algumas interrogações à “afirmação” do nosso irmão padre neste texto que me encheu o coração o que não quer dizer que nele concorde em tudo…

Acima de tudo ou principalmente não são “linguagem” de todo inocente para uma alma mais atenta no contexto desta partilha não acha…! Mas eu acolho e entendo onde queria levar-nos este irmão Padre… só quis deixar alguma interrogação que ajude a não cairmos em abordagens “simplicistas” e que não o são de todo… de certas afirmações que todos incluindo eu andamos por aí a viver em palavras e gestos (ainda que os achemos inocentes)... bom...!

Para olhares já habituados a essas linguagens nada de interrogante… mas nem todos tem um mesmo olhar.. Bom ano a si e a todos…

Anónimo disse...

Então Padre?
tanto tempo ausente?!
Já temos saudades das tuas partilhas.

LPS